Facebook encerra parceria com Serasa Experian

Buscar

Últimas notícias

Publicidade

Facebook encerra parceria com Serasa Experian

Decisão é reflexo da crise envolvendo Cambridge Analytica; ferramenta permitia segmentar publicidade segundo a renda dos usuários


28 de março de 2018 - 19h28

O Facebook está cancelando a parceria com a Serasa Experian, que funcionava há pouco mais de dois anos. A plataforma vai atualizar suas Categorias de Parceiros, que funcionam alinhadas às informações de terceiros, incluindo dados de público. As soluções de segmentação anônima do próprio Facebook continuam funcionando.

O anúncio é a mais nova resolução da empresa tendo em vista as recentes revelações envolvendo a plataforma e a consultoria Cambridge Analytica. A ferramenta permitia o cruzamento de ambos os bancos de dados, do Facebook e da Serasa, visando a entrega de publicidade segmentada na plataforma segundo a renda da audiência.

“Queremos que nossos anunciantes saibam que vamos encerrar as Categorias de Parceiros”, disse a plataforma social, em comunicado, na tarde desta quarta-feira, 28. “Esse produto permite que provedores terceiros de dados ofereçam o targeting deles diretamente no Facebook. Embora essa seja uma prática comum da indústria, acreditamos que essa mudança, que será gradual ao longo dos próximos seis meses, ajudará a ampliar a privacidade das pessoas no Facebook.” A decisão vale para todos os parceiros do gênero no mundo. No caso da Experian, inclui ainda Austrália, Estados Unidos e Reino Unido, além de Brasil. Outras parceiras que deverão entrar no corte são a Acxiom (Alemanha, Austrália, França, Japão, Reino Unido e EUA); CCC Marketing (Japão); Epsilon (EUA); Oracle Data Cloud (Reino Unido e EUA); e Quantium (Austrália).

Apesar da decisão, ainda está no ar a página do Serasa Experian que oferece a ferramenta. Questionada pela reportagem, a empresa emitiu o seguinte comunicado:

A Experian está ciente das mudanças globais anunciadas ontem no Programa de Parcerias do Facebook, que inclui diversas empresas. No Brasil, a parceria com a Serasa Experian contemplava apenas serviços de segmentação com dados anonimizados. A Serasa Experian reitera que cumpre rigorosamente as leis do país e seu compromisso com a utilização de dados estritamente necessários e permitidos em seus produtos e serviços de marketing.

Atualizada às 15h10 para incluir o comunicado da Serasa Experian.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • big data

  • mídias sociais

  • facebook

  • Serasa

  • Cambridge Analytica

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”