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Comunicação

1927 lança plataforma de gestão de mailing e clipping

Projeto realizado por agência do Grupo Ideal pretende facilitar assessoria de imprensa, e já está é testado por cinco clientes


17 de maio de 2018 - 17h05

Crédito: divulgação

O dia a dia do setor de relações públicas envolve atividades muito diversas, de reuniões com clientes e contato com jornalistas até o uso ferramentas de email marketing. Entre os desafios está o de tornar o serviço de assessoria de imprensa mais acessível e desburocratizar alguns processos. Para automatizar atividades, a agência 1927, do Grupo Ideal, um dos braços de relações públicas do WPP no Brasil, lança uma plataforma digital de gestão de comunicação.

Inspirada no conceito de PRAAS (Public Relations As A System), a plataforma vem sendo desenvolvida há cerca de um ano e meio e integra ferramentas de clipping digital, disparo de newsletters, produção de releases, monitoramento em tempo real de redes sociais e mailing com acesso a mais de 15 mil jornalistas. “Queremos agregar ferramentas complexas em uma mesma interface e democratizar a contratação de uma agência de PR para quem normalmente não teria acesso, ou mesmo não conhece esse tipo de serviço. Eventualmente, os clientes da plataforma podem evoluir para uma das agências de PR do Grupo WPP”, diz Bruno D’Angelo, fundador da 1927.

Através da plataforma, é possível também solicitar serviços mais especializados, como a contratação de um redator profissional ou media training. “A ideia é fazer com que tudo seja usado com muita inteligência, e por isso teremos inclusive uma ferramenta que impede o envio de spams”, acrescenta. A contratação da plataforma será feita através de uma assinatura mensal com custo abaixo de R$ 2 mil, segundo a empresa, ou via contratação anual. O pagamento poderá ser feito através de cartão de crédito.

No momento, a 1927 tem cinco clientes testando a ferramenta, e a expectativa
é chegar a pelo menos 100 em seu primeiro ano de funcionamento. Bruno acredita que startups de tecnologia e ligadas à nova economia serão potenciais beneficiárias do produto. “Estas empresas precisam estar na imprensa e o nosso valor é competitivo”, diz Bruno.

Pequenas agências digitais, freelancers e influenciadores também estão no escopo da 1927 para a plataforma. “As pessoas se tornaram suas próprias marcas, publishers e produtoras de conteúdo, e apesar disso as agências acabam cobrando valores fora da realidade para profissionais e empresas menores. A plataforma responde a uma demanda antiga de tornar o PR escalável, o que é difícil de fazer quando temos atividades 100% dependentes de mão de obra humana”, diz Eduardo Viei
ra, co-CEO do Grupo Ideal, integrado ao WPP há dois anos.

A ideia não é substituir o trabalho de assessores, mas qualificar as atividades para que os profissionais da área possam ocupar posições mais estratégicas. Para o Grupo Ideal, a novidade é mais um passo para responder às constantes mudanças do mercado de PR, cada vez mais orientado para a gestão de reputação e marca, por exemplo. “O WPP carrega uma proposta de horizontalidade e complementaridade entre as redes, e a 1927 oferece uma nova cobertura e um serviço diferente de nossas outras operações de PR, pois é uma espécie de boutique de tecnologia”, diz o CEO. Outra movimentação recente do Grupo Ideal foi a criação da Young PR em abril, fruto de uma parceria com a Y&R.

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