Agências de medio porte esperam melhora para 2011
Pesquisa da rede de agências independentes Icom aponta que a maioria espera verbas maiores em 2011
A rede de agências independentes Icom, à qual pertence a brasileira Rino.com, além de empresas de outros 27 países, pesquisou junto a seus principais executivos como anda o humor dos clientes. Agências de 24 desses países reportaram perspectiva de melhora dos negócios neste ano em relação a 2010, enquanto operações de três países não sentiram melhorias. Apenas a Espanha reportou piora no cenário para 2011.
Além disso, agências de 15 localidades esperam aumento de verbas acima de 10%, contra quatro que terão alta de orçamentos de um dígito. As disciplinas que concentram o maior otimismo são comunicação digital, citada por quase todas as agências (com exceção, novamente, da Espanha), além de Relações Públicas (15), below-the-line , eventos e marketing (todas com 13).
Os setores de negócios que deverão ampliar seus investimentos, de acordo com as agências, são automobilístico, imobiliário, serviços financeiros e turismo.
O estudo analisou o que as empresas aprenderam no período da crise financeira. Os temas mais comuns foram a necessidade de assegurar retorno ao cliente e fazer recomendações focadas; trabalhar duro pelos resultados dos clientes, mesmo com budgets menores; controle de custos; expandir significativamente sua capacitação para comunicação digital; reagir rapidamente aos problemas; e escolher clientes e projetos mais cuidadosamente.