Agências de medio porte esperam melhora para 2011
Pesquisa da rede de agências independentes Icom aponta que a maioria espera verbas maiores em 2011
Agências de medio porte esperam melhora para 2011
BuscarAgências de medio porte esperam melhora para 2011
BuscarPesquisa da rede de agências independentes Icom aponta que a maioria espera verbas maiores em 2011
Felipe Turlao
13 de junho de 2011 - 12h36
A rede de agências independentes Icom, à qual pertence a brasileira Rino.com, além de empresas de outros 27 países, pesquisou junto a seus principais executivos como anda o humor dos clientes. Agências de 24 desses países reportaram perspectiva de melhora dos negócios neste ano em relação a 2010, enquanto operações de três países não sentiram melhorias. Apenas a Espanha reportou piora no cenário para 2011.
Além disso, agências de 15 localidades esperam aumento de verbas acima de 10%, contra quatro que terão alta de orçamentos de um dígito. As disciplinas que concentram o maior otimismo são comunicação digital, citada por quase todas as agências (com exceção, novamente, da Espanha), além de Relações Públicas (15), below-the-line , eventos e marketing (todas com 13).
Os setores de negócios que deverão ampliar seus investimentos, de acordo com as agências, são automobilístico, imobiliário, serviços financeiros e turismo.
O estudo analisou o que as empresas aprenderam no período da crise financeira. Os temas mais comuns foram a necessidade de assegurar retorno ao cliente e fazer recomendações focadas; trabalhar duro pelos resultados dos clientes, mesmo com budgets menores; controle de custos; expandir significativamente sua capacitação para comunicação digital; reagir rapidamente aos problemas; e escolher clientes e projetos mais cuidadosamente.
Compartilhe
Veja também
Africa Creative e AlmapBBDO são as melhores agências, segundo Agency Scope
Empresas lideram a décima edição do ranking, elaborado com base na opinião de 409 executivos de marketing
Cenp lança guia com práticas para encorajar relações mais sustentáveis
Apresentado nesta terça-feira, 3, durante evento que reuniu lideranças do setor, Pacto Cenp reúne recomendações de boas práticas, sobretudo no momento de contratação de serviços entre as partes envolvidas