A construção de marca na era digital
Convergência de mídia, comunicação por conteúdo e o diálogo entre marca e público são as novas fronteiras para agências e anunciantes
Convergência de mídia, comunicação por conteúdo e o diálogo entre marca e público são as novas fronteiras para agências e anunciantes
Fernando Murad
29 de maio de 2012 - 6h19
Já é uma tradição. Aos sábados, o apresentador Rodrigo Faro se acomoda no sofá para assistir O Melhor do Brasil, semanal que comanda na grade da Record. De um lado, um tablet com a audiência da atração em tempo real. De outro, mais um tablet, este conectado nas mídias sociais para acompanhar as reações do público.
Essa cena exemplifica bem como a tecnologia impactou a relação entre audiência e mídia, e como agências e anunciantes têm que se desdobrar para atrair a atenção dos consumidores. “A evolução da tecnologia mudou o eixo do poder, que começa a passar para as mãos do consumidor. A fragmentação da mídia acabou com a comunicação unidirecional e trouxe a 360Ëš. Agora, temos que pensar na comunicação 365 dias”, afirma Alexandre Hohagen, vice-presidente do Facebook América Latina.
Este foi o pano de fundo da comissão Novos caminhos para criar e fortalecer marcas, do V Congresso da Indústria da Comunicação. Segundo Marco Simões, vice-presidente de comunicação e sustentabilidade da Coca Cola e presidente da comissão, existem três grandes tendências no mercado a serem analisadas: a convergência das mídias, a comunicação por conteúdo e o fim da comunicação unidirecional.
“A mídia era o grande peixe e hoje todas as pessoas e marcas são mídia. O que muda é o conteúdo. Somos vendedores e nunca antes tivemos tantas ferramentas e tecnologia para vender, com arte ou não, e tornar as marcas mais próximas do público”, salienta Marcello Serpa, sócio e diretor da AlmapBBDO. “Convergência, conteúdo e diálogo são as três palavras-chaves que têm ajudado a Nissan”, diz Murilo Moreno, vice-presidente de marketing da Nissan.
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