Alertas sobre golpes ganham espaço na publicidade de bancos

Buscar

Alertas sobre golpes ganham espaço na publicidade de bancos

Buscar
Publicidade

Comunicação

Alertas sobre golpes ganham espaço na publicidade de bancos

Instituições financeiras como Banco do Brasil, Itaú e Bradesco usam tom didático para ensinar clientes a identificar – e se proteger – de tentativas de fraudes


28 de julho de 2023 - 8h53

golpes bancos

Campanha do Banco do Brasil ilustra situação de tentativa de golpe financeiro (Crédito: Reprodução/YouTube)

Ligações de supostos atendentes bancários pedindo confirmação de dados pessoais. Mensagens de contatos do WhatsApp solicitando Pix ou transferências. Pessoas que oferecem ajuda no autoatendimento de agências bancárias e acabam tendo acesso a senha e dados sigilosos de terceiros.

São diversos os tipos de golpes e fraudes financeiras que ameaçam os brasileiros diariamente. Por conta desse cenário, já há algum tempo, os bancos tomaram para si a missão de usar a publicidade e comunicação para tentar alertar os clientes na identificação de tentativas de golpes e manutenção da segurança.

No primeiro trimestre de 2023 foram registradas, no Brasil, 2,8 mil tentativas de fraudes financeiras em canais eletrônicos a cada minuto. Esse levantamento foi realizado pela empresa de prevenção de fraudes e segurança digital CAF com base em dados do Banco Central.

“Provavelmente quem está lendo esta reportagem já sofreu uma tentativa de golpe ou conhece alguém que passou por uma situação assim”, exemplifica Duda Guedes, managing director da Lew’Lara\TBWA.

A agência criou a mais recente campanha do Banco do Brasil, que entrou no ar neste mês, e que visa alertar o público a conseguir identificar tentativas de golpe. “Acreditamos ser fundamental que instituições financeiras coloquem esse assunto nas suas pautas de comunicação”, pontua Duda.

Campanhas de bancos ajudam a identificar golpes

Para o cliente, nem sempre é fácil perceber uma tentativa de golpe. Por isso, conhecer o funcionamento dessas fraudes e saber como agir diante de abordagens suspeitas passa a ser determinante para a segurança.

Foi por essa percepção que o Banco do Brasil sentiu a necessidade de investir na disseminação da cultura de segurança digital, segundo Rafael Giovanella, diretor de controles internos, e que também ocupa o posto de gerente geral da Unidade Cyber e Prevenção a Fraudes do banco.

“Saber como se proteger é fundamental e a informação é o nosso principal aliado na prevenção a fraudes e golpes. Por essa razão o Banco do Brasil sentiu a necessidade de investir na disseminação da cultura de segurança digital”, diz o executivo.

Abordar golpes e fraudes como mote de campanha publicitária requer uma mensagem que consiga, ao mesmo tempo, ser didática e chamar a atenção para o assunto. Duda, da Lew’Lara, comenta que comerciais e anúncios sobre esse tema precisam ter um tom leve e direto.

“Vivemos cada vez mais no automático. São muitas telas, informações e tarefas na nossa rotina diária. Isso favorece a maioria dos golpes no Brasil, que usam momentos de desatenção para conseguir informações confidenciais ou induzir a erros”.

Para isso, a campanha do Banco do Brasil usa a simbologia do “sinal amarelo”, representando o alerta que a pessoa precisa ter diante de uma abordagem ou mensagem duvidosa e suspeita. Veja:

Abordagens anti-fraude e golpes ganham espaço entre os bancos

O Banco do Brasil não está sozinho nessa ofensiva de alerta contra fraudes. Já há algum tempo, o Itaú veicula comerciais na TV e nas mídias digitais que representam típicos casos de tentativas de golpes financeiros.

Ainda no ano passado, o banco colocou no ar uma série de vídeos, criada pela Africa, que encenavam situações típicas de tentativas de golpes financeiros. Em uma delas, por exemplo, uma moça conversa com um amigo e conta a ele que alguém está usando seu nome e foto o WhatsApp para pedir dinheiro.

Em outro comercial, a atriz fala diretamente à câmera para explicar sobre os riscos de ligações de pessoas que se passam por funcionários do banco e pedem dados de conta. Veja:

Outra empresa que abraçou a missão de ajudar seus clientes a se protegerem de golpes por meio de campanhas publicitárias é o Bradesco.

De forma bem didática, os comerciais do banco, lançados em junho, com criação da agência Aldeiah, são protagonizados pelo ator Gabriel Louchard. Nas cenas, diferentes consumidores são apresentados recebendo abordagens suspeitas a respeito de suas contas e movimentações bancárias. Na sequência, o ator aparece, apresentando o bordão “Olha a Cilada”, e explicando as razões de aquele contato, possivelmente, ser uma fraude. Assista:

De acordo com a managing director da Lew’Lara\TBWA, é fundamental que as instituições financeiras coloquem esse assunto em suas pautas de comunicação. “Quanto mais informações as pessoas têm sobre esse tema, maior a chance de evitar que golpes aconteçam”, resume.

Giovanella, do Banco do Brasil, reforça a opinião, explicando que a maior parte dos golpes financeiros se apoiam na falta de conhecimento, descuido ou ingenuidade das pessoas. “A maior parte dos crimes virtuais está vinculada à engenharia social e manipulação psicológica da vítima para que ela forneça informações confidenciais como senhas e números de cartões. Essa campanha mostra a relevância da educação na formação de um cidadão digital seguro e consciente”, finaliza.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Campanhas da Semana: IA, geração Z e retorno à mídia

    Campanhas da Semana: IA, geração Z e retorno à mídia

    Piraquê usa IA para falar apresentar novo sabor, Pizza Hut quer conquistar a geração Z com nova linha e Kibon volta à mídia

  • Ronaldo, Ronaldinho e Aguero protagonizam campanha de Clash of Clans

    Ronaldo, Ronaldinho e Aguero protagonizam campanha de Clash of Clans

    Após jogo escolher Erling Haaland, craques do futebol responderam a plataforma e jogam com atacante