Ampro tabela preços e cachês
Medida visa estimular concorrência saudável entre as agências do setor
Medida visa estimular concorrência saudável entre as agências do setor
Meio & Mensagem
19 de junho de 2012 - 8h12
Em mais um esforço para profissionalizar o mercado, a Associação das Agências de Marketing Promocional (Ampro) criou uma tabela com os valores de referência pela hora de trabalho dos diversos profissionais envolvidos em planejamento, criação, atendimento e operação de projetos de marketing promocional (confira preços abaixo).
A associação aproveitou a oportunidade para lançar a versão atualizada da tabela de preços para criação e produção de materiais promocionais — há mais de um ano sem correção monetária. Ao todo, a Ampro atualizou o preço de 225 itens — deixando aberta a negociação o valor cobrado para criação e produção de dez deles.
As duas medidas são as mais novas ferramentas no esforço para tornar as agências promocionais mais respeitadas em concorrências. Em paralelo às tabelas de preços, a associação está deflagrando uma campanha para sedimentar o conceito four or pay. Por essa proposta, os anunciantes devem chamar, no máximo, quatro agências para concorrências de marketing promocional.
Caso queiram incluir mais empresas, têm que pagar 1% do valor do projeto em disputa de remuneração a cada um dos participantes — com o valor de R$ 5 mil de teto. “Se há uma ação predatória por parte do anunciante, a agência sai prejudicada. E queremos despertar a consciência disso nos clientes”, diz Kito Mansano, presidente da Ampro.
Inicialmente, a entidade disparou uma carta aos principais clientes do mercado. Em um próximo momento, irá deflagrar uma campanha para o trade, comunicando esse trabalho de incentivo ao que vem chamando de concorrência responsável. “A meta é ter a adesão de quatro ou cinco grandes compradores de marketing promocional e usá-los na campanha”, afirma Mansano.
Com o exemplo desses players, a Ampro pretende sensibilizar outros a respeito da responsabilidade de zelar pela saúde das agências. Segundo Mansano, é preciso acabar com concorrências acima de dez agências e com processos nos quais os anunciantes se apropriam das ideias que lhe foram apresentadas por agências preteridas no processo.
A tabela será atualizada, a partir de agora, a cada seis meses. Mais do que corrigir valores, a intenção da Ampro é incluir ou adotar termos usados na definição dos diversos serviços de marketing promocional – e, assim, deixar claro o esforço para que a tabela se torne, de fato, uma referência para todo o mercado.
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