Comunicação

Antes da Black Friday, 11.11 vira estratégia para marcas

Marketplaces e varejistas investem em campanhas que destacam a data dupla como uma antecipação das grandes ofertas do fim do mês

i 10 de novembro de 2025 - 6h07

11.11

Campanha do Mercado Livre destaca o 11.11 como a primeira data comercial de descontos do mês (Crédito: Reprodução)

O mês de Novembro já ganhou um peso importante para o varejo brasileiro desde quando a Black Friday se consolidou em terras locais e passou a ser o período mais aquecido para as vendas anuais, muitas vezes superando até as negociações do fim do ano.

Porém, já há algum tempo, não é somente a última sexta-feira de novembro que tem chamado a atenção dos consumidores e, consequentemente, dos marketplaces e redes varejistas. Importado da China, o 11.11 vem ganhando mais importância no Brasil e já começa a competir com a própria Black Friday em termos de investimentos em marketing e na preparação de campanhas publicitárias.

Criada como forma de celebrar o Dia dos Solteiros, comemorado em 11 de novembro, a data comercial foi popularizada pelo marketplace chinês Alibaba, que aproveitou a ocasião, ainda em 2009, para oferecer descontos aos consumidores locais.

Com o passar dos anos, a estratégia da data comercial foi exportada e, por conta da proximidade com a Back Friday, acabou tornado Novembro um período mais longo de competição pela atenção dos clientes por meio de campanhas, descontos, cupons e ofertas.

No Brasil, ao longo da última semana, são diversas as campanhas publicitárias que vêm sendo exibidas na mídia para destacar o 11.11 e, também, antecipar as ofertas da Black Friday.

O Alibaba, por exemplo, reservou para o 11.11 sua maior ação publicitária do ano, uma vez que, para o marketplace, a data é mais importante, em termos de vendas, do que a Black Friday.

“A Black Friday é uma extensão para nós do 11.11”, destacou Briza Bueno, diretora geral do AliExpress no Brasil e Latam, em coletiva de imprensa realizada na semana passada. Para o 11.11, o marketplace oferecerá até 90% de desconto para compras em grupos e até 20% de cashback em compras em plataformas parceiras, como Meliuz, Pelando, Inter e PicPay, além de ações interativas e ofertas exclusivas.

Para avisar aos consumidores das ofertas, o AliExpress recriou um embate entre os lutadores Popó e Wanderley Silva, que se desentenderam no Spaten Fight Night, mas que retomaram as boas relações com a ajuda da publicidade, já que a dupla também estreou uma campanha para o Burger King. Veja:

O Mercado Livre também percebeu o potencial do 11.11 e unificou a data com  Black Friday em uma grande campanha, que começou já no último dia 27 e que destacou, posteriormente, o 11.11, para seguir com as ofertas da Black.

Para esse período, o marketplace prometeu investir R$ 100 milhões em cupons, 150% a mais do que no ano passado. Os descontos foram destacados em uma campanha, com o título de 11.11 da Black Friday, estrelada pelo apresentador Marcos Mion, pela atriz Suzana Vieira, além de Nicole Bahls e Ana Castela. Veja:

A Shopee vem trabalhando o 11.11 em sua comunicação há alguns anos, já que a empresa é uma das mais investe nas datas duplas mensais para divulgar descontos e, com isso, aumentar as vendas.

Neste ano, para aquela que considera “A Maior Liquida do Ano”, a Shopee aproveitou Terry Crews, seu garoto-propaganda, para recriar a performance a partir da paródia da música A Thousand Miles, de Vanessa Carlton, que ficou famosa pela interpretação do ator no filme As Branquelas.

Na peça, Crews toca um piano com teclas de celulares, recriando uma histórica apresentação em um programa de lip sync, em meio a produtos que pairam sobre o embaixador e apresentando os benefícios da empresa para a data. A criação foi feita in-house em coprodução com a O2 Filmes. Veja:

A Amazon não abordou diretamente a data dupla 11.11 em suas campanhas publicitárias, mas desde 30 de outubro, vem convidando os clientes a aproveitarem as ofertas de uma Black Friday antecipada, com descontos distribuídos ao longo de todo o mês.

Para essa campanha, a maior já feita pelo marketplace para a data, a Amazon promete oferecer R$ 50 milhões em cupons de descontos e incrementar seu portfólio, que conta com mais de 180 milhões de produtos.

As ofertas da Amazon estão sendo divulgadas pela campanha Casos de Carrinho, estrelada por Tatá Werneck, em alusão aos tradicionais programas de debates sobre assuntos familiares – porém, com casos relacionados à ofertas e ao aproveitamento de produtos. Veja:

O Magalu também decidiu, até o momento, não destacar o 11.11, mas já vem distribuindo ofertas diárias na chamada “Black das Blacks”. A rede de varejo enfatiza que os descontos não serão repetidos nem na Black Friday, a fim de fazer o público antecipar as aquisições. Veja: