Em tempos de datas duplas, qual a função da Black Friday?
Google destaca que data ainda é a principal do comércio nacional e aponta que 61% dos consumidores pretendem comprar algo neste ano

Gleidys Salvanha, diretora geral de varejo e tech do Google, apresenta os dados sobre as expectativas de consumo para a data (Crédito: Divulgação)
Nos últimos tempos, os consumidores passaram a ser impactados por mais anúncios de datas promocionais, que apresentam ofertas convidativas. As datas duplas (8.8, 9.9), popularizadas sobretudo pelos e-commerces asiáticos, além do maior investimento em marketing em datas promocionais de cada varejista tornaram as ofertas algo corriqueiro no calendário, sobretudo para quem pesquisa seus itens de compra no ambiente online.

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Mesmo nesse contexto, a Black Friday segue como o período comercial que mais mobiliza as intenções de consumo dos brasileiros, de acordo com o Google. Em evento realizado nesta quinta-feira, 28, em São Paulo, a empresa apresentou os dados de tendências de consumo e destacou as oportunidades principais dos varejistas para este ano.
De acordo com o Google, 89% dos brasileiros conhecem a Black Friday, enquanto somente 24% dos consumidores disseram conhecerem as datas duplas de ofertas. Os dados foram extraídos da pesquisa Sazonalidade de Compras, realizada junto a Offerwise no mês de julho, que ouviu 2 mil consumidores.
“A Black Friday continua sendo a data comercial que mais mobiliza o País, mesmo com o calendário comercial mais disputado e com os consumidores sendo impactados constantemente por ofertas”, avaliou Gleidys Salvanha, diretora geral de varejo e tech do Google Brasil.
Intenções de compras
De acordo com a pesquisa feita pelo Google, 61% dos brasileiros pretendem aproveitar a data para comprar algo neste ano. A intenção é praticamente a mesma registrada pela empresa no ano passado, quando 62% dos brasileiros indicavam ter intenção de comprar.
Ainda em comparação com o ano passado, 39% dos consumidores entrevistados pretendem gastar mais neste ano do que na Black Friday de 2024.
Na visão do Google, a principal diferença entre a Black Friday e as demais datas sazonais de consumo está na intenção de compra e também no tíquete médio. Enquanto para a Black os consumidores, geralmente, se planejam e fazem pesquisas de preços para itens mais caros ou de maior valor (como eletrônicos e celulares), as datas duplas, geralmente, tendem a gerar compras por impulso, normalmente de produtos mais baratos.
Na Black Friday, por exemplo, a média da intenção de gastos dos brasileiros com as compras deve ser de R$ 600, de acordo com o estudo do Google. Já nas datas duplas e outros momentos promocionais do calendário, a média de intenção de gasto é de R$ 200.
Outra prova das diferenças, segundo Gleidys, está na maneira pela qual os brasileiros se preparam para a Black Friday.
Segundo dados do estudo, 48% dos entrevistados admitem que já tem uma lista pronta dos itens que querem comprar na Black Friday deste ano. Ainda, 61% afirmam que as datas promocionais ajudam a descobrir produtos de que, muitas vezes, nem sabiam que precisavam.
Ainda, 48% dos brasileiros afirmam que a Black Friday é a única ocasião que justifica uma eventual compra de bens duráveis e de itens de alto valor. Para poder comprar na data, 49% dos entrevistados dizem que se planejam financeiramente: 54% guardam dinheiro especificamente para a ocasião e 83% dizem que iniciam a economia para a data cerca de um mês antes.