Audi traz Rubens Barrichello para celebrar “S do Senna”
Novo embaixador da marca no Brasil, piloto estrela ação do movimento mapeia curvas em forma de 'S' pelo Brasil

Rubens Barrichello é o novo embaixador na Audi no Brasil (Créditos: Divulgação)
A Audi dá andamento à segunda fase da ação em homenagem aos 30 anos da Audi no Brasil, inaugurando mais uma curva para integrar o mapa de “S do Senna”, desta vez em Mairiporã, São Paulo.
A novidade é comunicada em uma campanha estrelada pelo pilotor Rubens Barrichello, novo embaixador da marca no País. A empresa promoveu um encontro entre o ex-piloto e o fã responsável por descobrir a nova curva.
O reencontro símbolo entre Barrichello e a memória de Senna, simbolizado pela curva em Mairiporã, celebra a trajetória e a dedicação de dois nomes do automobilismo brasileiro. O filme conecta passado e futuro por meio de um vínculo humano que conduz e inspira toda a narrativa da campanha.
Nessa quarta-feira, 12, a Audi também apresentou o novo modelo de carro que será pilotado por Gabriel Bortoleto, na temporada 2026 da Fórmula 1. O modelo, batizado R26, vem nas cores prata, preto e vermelho, além de contar com um motor próprio construído pela marca.
“S de Senna”
A ação, iniciada em setembro do ano passado, já mapeou outras quatro curvas em diferentes regiões do Brasil, formando o mapa oficial de “S de Senna”. As marcações estão presentes em Urubici, em Santa Catarina, Ribeirão Pires, em São Paulo e Baependi, em Minas Gerais.
A primeira fase foi marcada pelo lançamento de um documemtário em homenagem a Ayrton Senna, responsável por trazer a Audi até o Brasil, e pela instalação de placas em diferentes localidades do país, despertando a memória afeita do público.
Em parceria com a iD\TBWA, agência responsável pelas estratégias criativas da Audi desde janeiro de 2023, vem promovendo uma série de conteúdos nas redes sociais que homenageiam a conexão do tricampeão com a marca.
Nesta segunda fase da ação, fãs tiveram a oportunidade de sugerir curvas pelo Brasil que lembram o famoso “S” de Interlagos, através de conteúdos publicados nas redes sociais com a hashtag #MeuSdoSenna. Aquelas que alcançaram mais de 80% de similaridade com a curva original, ganharam um post no instagram da Audi, além de um pin no Goggle Maps com o nome do fã que descorbiu a curva.
A curva encontrada em Mairiporã foi analisada com uma tecnologia de mapeamento digital proprietária da iD\TBWA, que identificou uma similaridade de 86,18% entre o trecho, na Rodovia Arão Sahm, e a curva original de Interlagos.
“Nosso desafio na campanha ‘O Legado do S’ foi transformar a emoção em movimento coletivo. Cada curva descoberta pelos brasileiros é um elo que conecta Senna, Audi e a nossa memória afetiva e cultural, criando pontos de encontro que vão além do automobilismo. Essa campanha nasceu da paixão e do desejo de eternizar o espírito de Ayrton e da Audi em cada traçado do país”, afirma Sthefan Ko, diretor executivo de criação da iD\TBWA