Burger King usa Stranger Things para provocar concorrência
Rede de fast food pediu ao público que postasse cenas da série em que o Whopper aparece; concorrente McDonald’s é parceiro oficial da Netflix

Nas redes sociais, algumas pessoas postaram cena da terceira temporada, em que a marca do Burger King aparece (Crédito: Reprodução/X)
A aguardada temporada final deStranger Things fez sua estreia nessa quarta-feira, 26, mobilizando não só a grande comunidade de fãs da série, no mundo todo, como também agitando as diversas marcas que, por meio de parcerias de patrocínio e acordos comerciais, vêm pegando carona no sucesso da história.
Além das diversas empresas que firmaram parcerias oficiais com a Netflix – como Fiat, New Era, McDonald’s, C&A, Carmed, Seara, Nestlé, Pringles e outras – até mesmo quem não tem uma relação oficial com a série está pegando carona no buzz.
Nessa quinta-feira, 27, o Burger King fez uma publicação nas redes sociais – que foi apagada posteriormente – em que fazia uma provocação a respeito da presença da marca nos episódios do conteúdo da Netflix.
Na postagem, feita no Instagram e também no X, o Burger King dizia que “estranho mesmo” era que, enquanto tem “marca tentando aparecer com a série mais comentada do momento”, o “burger que aparece de verdade lá dentro é o Whopper”, instigando as pessoas a tirarem fotos de cenas em que o sanduíche do Burger King aparece em Stranger Things.
Quem postasse a cena e marcasse o perfil do Burger King no Brasil ganharia um cupom de R$ 11 para comprar o sanduíche, de acordo com a postagem da rede. Na sequência, algumas pessoas fizeram postagens, sobretudo de uma cena da terceira temporada de Stranger Things, marcando a empresa.
A postagem acabou sendo retirada do ar, segundo apuração da reportagem, pelo fato de o Burger King não ter os direitos de usar o nome de Stranger Things em ações comerciais.
No passado, no entanto, o Burger King também foi um dos parceiros da Netflix para a promoção de Stranger Things no Brasil. Em 2022, no lançamento da quarta temporada da série, a rede de fast food desenvolveu um menu inspirado na história, o Stranger Menu, que contava com Waffle Burger, Batata Hellfire, Sundae Demogorgon e uma tatuagem temporária. Para fazer alusão ao clima de Stranger Things, o menu só podia ser lido com o celular de ponta cabeça.
McDonald’s e Stranger Things
A provocação do Burger King é direcionada ao concorrente principal da marca, o McDonald’s, que neste ano firmou parceria oficial com a Netflix para explorar o universo de Stranger Things.
A rede de fast food preparou um combo especial, com itens inspirados no “mundo invertido” da série, e também colocou no ar uma campanha, criada pela Galeria, que também carrega a atmosfera da história. Veja:
