Com Pulse, Africa quer explorar a ciência dos dados
Agência cria estrutura destinada a munir os demais departamentos de informações e inteligências sobre marcas e estratégias
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Bárbara Sacchitiello
10 de julho de 2017 - 15h12
Um trabalho sem começo, meio ou fim preestabelecidos, com atualizações e correções de rota constantes. Esse é o modo de operação que a Africa vem atuando há mais de seis meses e que, agora, ganha uma sala, equipe e nomenclatura: Pulse.
Mais do que um departamento de inteligência de dados, a nova área foi criada com a proposta de traduzir os caminhos que a agência, que celebra 15 anos em dezembro, pretende trilhar para acompanhar as transformações impostas pelas novas tecnologias e hábitos de consumo.
Na prática, o Pulse agrupa 22 diferentes ferramentas e softwares de mapeamento e monitoramento de dados e informações. Para cada campanha e ação, um grupo formado por profissionais de diferentes departamentos é encarregado de combinar e agrupar cada uma delas com o objetivo de munir toda a cadeia com informações e insights. A área atua em sinergia com todas as demais – atendimento, planejamento, criação e mídia.
“Criamos uma área capaz de coletar dados, reportar resultados, indicar tendências e otimizar campanhas. A ideia é agregar todas as pesquisas que as demais áreas já faziam de modo a pescar informações relevantes e captar oportunidades dinâmicas para os negócios dos clientes, que possam ser colocadas em prática de maneira ágil e eficiente”, explica Fabiana Baraldi, diretora de operações digitais e o cérebro à frente do Pulse. No comando da área, ela conta com apoio de Ricardo Figueira, diretor executivo de criação, e Rodrigo Maroni, vice-presidente de planejamento da agência.
“Os meios são mais complexos e isso nos traz a obrigação de trabalhar de forma mais complexa. Estamos moldando uma nova Africa, na qual a tecnologia é a base da estrutura, sempre apoiada na premissa de criação de ideias”, explica Marcio Santoro, copresidente da agência.
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