Assinar

Dança das contas: 2018 teve cerca de 280 mudanças

Buscar

Dança das contas: 2018 teve cerca de 280 mudanças

Buscar
Publicidade
Comunicação

Dança das contas: 2018 teve cerca de 280 mudanças

Levantamento de Meio & Mensagem lista trocas de agências, concorrências, alinhamentos, licitações, entradas de marcas e voltas à mídia


11 de janeiro de 2019 - 16h35

Publicado pelo oitavo ano consecutivo, o balanço da dança das contas monitorou cerca de 280 ocorrências em 2018, considerando trocas de agências, concorrências, alinhamentos internacionais, licitações públicas, entradas de novas marcas no mercado anunciante e volta à mídia de clientes que estavam ausentes.

O total se mantém próximo do recorde da série histórica, iniciada em 2011. Em 2017, foram mais de 300 movimentos monitorados. Nos três anos anteriores, a quantidade de mudanças ficou abaixo de 200: foram 180 em 2016, 190 em 2015 e 150 em 2014.

É considerado o ano do anúncio da conquista ou da publicação da informação pela imprensa e não o de início oficial do atendimento da nova conta. Portanto, não estão incluídos clientes já citados no levantamento anterior, mesmo que o relacionamento tenha efetivamente se iniciado em 2018, como, por exemplo, o caso de Renault com DPZ&T. Por outro lado, pode ter ocorrido a inclusão no ranking atual de alguma conquista do final de 2017, desde que não tenha sido computada no levantamento anterior. Mudanças e resultados de concorrências anunciados nestas primeiras semanas de 2019 não foram considerados.

As informações da tabela abaixo foram prestadas pelas agências e complementadas com pesquisas no arquivo de Meio & Mensagem. Em alguns casos, as agências anteriores podem ter deixado de atender os anunciantes citados antes de 2018. O levantamento não faz distinção sobre a natureza do rompimento, se motivado por uma das partes, comum acordo ou concorrência.

Não estão listados as manutenções de contas e renovações de contratos – como ocorreu no ano passado, por exemplo, com AlmapBBDO (Volkswagen) e Artplan (Niely). Das cerca de 280 contas que mudaram de agência no ano passado, cerca de 10% já haviam trocado de parceira em 2017. Essas estão assinaladas com asterisco no quadro abaixo.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Fabricante do Ozempic, Novo Nordisk faz campanha sobre obesidade

    Fabricante do Ozempic, Novo Nordisk faz campanha sobre obesidade

    Farmacêutica escolhe a iD\TBWA para ação que envolve peças de out-of-home, mídias digitais e mensagens na TV paga

  • Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024

    Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024

    O coletivo também divulga 25 iniciativas, três a mais que a última edição, que transformaram a indústria da comunicação em 2024