Comunicação

Diageo inicia movimento para destacar segurança das bebidas

Iniciativa da marca, pós-crise do metanol, faz parte do movimento “Bebida Legal”, que visa retomar a confiança dos consumidores

i 17 de novembro de 2025 - 16h24

Diageo bebidas

Campanha irá destacar os processos de qualidadeda marca e indicar revendedores homologados (Crédito: Divulgação)

A Diageo, dona de marcas como Smirnoff, Tanqueray, Johnnie Walker e Ciroc, inicia nesta segunda-feira, 17, o movimento “Da nossa fábrica para o seu drink”, que visa destacar o compromisso da companhia com a segurança em todas as etapas de produção de distribuição de bebidas alcoólicas.

A iniciativa é a primeira da marca desde a crise do metanol, que eclodiu no fim de setembro a partir de denúncias de contaminação com metanol por pessoas que ingeriram alguns tipos de bebidas destiladas.

Após os acontecimentos, ao longo do mês de outubro, tanto os órgãos públicos quanto as associações do setor de bebidas vêm se mobilizando para, por um lado, investigar os casos e tentar coibir a falsificação de bebidas e, por outro, esclarecer aos consumidores sobre a procedência das bebidas de grandes fabricantes e a segurança em relação ao consumo.

Agora, essa iniciativa da Diageo visa destacar como o setor de bebidas no Brasil é formado por empresas comprometidas com práticas seguras e com o cumprimento de todas as normas legais.

Em comunicado, Paula Lindenberg, CEO da Diageo, diz que a empresa quer ser catalisadora do processo contínuo de reconstrução de confiança. “O legado que buscamos deixar é um mercado mais rastreável, justo e seguro para todos”, diz.

A campanha da Diageo, criada pela AlmapBBDO, também será desdobrada para o e-commerce oficial da companhia, o The Bar, que trará uma lista dos varejistas e revendedores homologados pela empresa, a fim de auxiliar os consumidores a fazerem compra de forma mais segura.

Esse serviço também será oferecido por um canal de WhatsApp, pelo qual a marca orientará os consumidores a encontrarem varejistas credenciados, via geolocalização.

As peças da campanha serão divulgadas nas plataformas digitais e redes sociais da Diageo, além do YouTube e em peças de mídia out-of-home.

Bebida Legal

A iniciativa da Diageo faz parte do movimento Bebida Legal, que vem sendo trabalhado pelo poder público, associações e marcas com a proposta de, ao mesmo tempo, ajudar a coibir as adulterações de bebidas e a retomar a confiança dos consumidores na compra e consumo de bebidas.

O movimento Bebida Legal é liderado por entidades como a Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD) e a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), além de contar com o Governo do Estado de São Paulo.