EUA lançam campanha agressiva antifumo
Pessoas sem partes do corpo estrelam filmes e peças para mídia impressa, numa ação que custou US$ 54 milhões. Teor agressivo gerou polêmica antes mesmo de a campanha estrear
Pessoas sem partes do corpo estrelam filmes e peças para mídia impressa, numa ação que custou US$ 54 milhões. Teor agressivo gerou polêmica antes mesmo de a campanha estrear
Meio & Mensagem
16 de abril de 2012 - 2h32
O Centro de Controle de Doenças (CDC, em inglês), órgão do governo norte-americano responsável por campanhas antitabagistas, lançará na segunda-feira, 19, extensa ação voltada a fumantes. Ao custo de US$ 54 milhões e com abrangência nacional, a campanha “Dicas de ex-fumantes” tem como objetivo chocar usuários de tabaco pelo exemplo de pessoas que sofreram danos físicos severos em decorrência deste hábito. A meta é que ao menos 50 mil norte-americanos sejam convencidas a largar o fumo.
Um dos filmes mais chocantes (video acima) mostra as dicas de Terrie, uma mulher que sofreu traqueostomia, perdeu dentes, cabelos e parte de sua vitalidade. Mesmo com sua dicção prejudicada, ela apresenta a rotina diária após seu corpo ter sofrido as consequências do antigo vício: colocar dentadura, uma peruca e um instrumento plástico que tapa o buraco que a traqueostomia deixou em sua garganta.
As peças para mídia impressa seguem a mesma linha. Num dos anúncios, um homem mostra suas pernas amputadas. O alto custo e a agressividade da ação geraram questionamentos sobre sua eficácia na mídia norte-americana. O investimento para o período, de acordo com um porta-voz do CDC, equivale a apenas dois dias de investimento da indústria do tabaco em marketing. “É uma verdadeira briga entre Davi e Golias”, disse o porta-voz. Em contraponto, um jornalista da CNN reiterou que, em Nova York, o aumento da taxação sobre cigarro diminuiu em até 5% o consumo, sobretudo entre jovens.
Criados pela Arnold, Boston, as peças devem ficar três meses no ar. Ao final do ano, o CDC deve lançar nova campanha, em tom mais leve.
Com informações do Advertising Age.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público