Maria Laura Nicotero compra Momentum do IPG
CEO da Momentum no Brasil, executiva conclui Management Buy Out da operação com o IPG, tornando-se única acionista
CEO da Momentum no Brasil, executiva conclui Management Buy Out da operação com o IPG, tornando-se única acionista
Isabella Lessa
8 de junho de 2020 - 6h00
Maria Laura Nicotero, CEO da Momentum no Brasil, concluiu, no final de maio, negociação com o Interpublic (IPG) de Management Buy Out (MBO) do escritório local da agência. Com o acordo, a executiva torna-se única acionista da operação brasileira, que mantém a marca Momentum e o acesso aos recursos globais como afiliada da rede.
O acordo seria finalizado em setembro, no entanto a pandemia acelerou a negociação da executiva com o IPG. À frente da Momentum como CEO há cinco anos, Maria Laura passou a acumular o posto de diretora regional da América Latina em abril de 2019. Com o acordo, ela continua fazendo parte do conselho global da rede.
De acordo com ela, a capacidade do escritório brasileiro em reter clientes e expandir a atuação para mercados internacionais foram dois quesitos que influenciaram a decisão da Momentum global em fazer o MBO. “Por mais que estejamos longe de ser como Japão ou Nova York, fazemos nossa parte com um estilo de governança muito alinhado ao que a IPG pede: gestão da transparência, da precisão, da capacidade de fazer forecast, de alinhamento com os clientes sobre crescimento orgânico. Minha capacidade de retenção também estava sob avaliação, a troca de cliente não é desejada. É esperado que o cliente fique de médio a longo prazos e cresça organicamente. E nós fizemos construções sólidas”, afirma.Operações de MBO são raras no mercado brasileiro, mas já envolveram no passado outras duas empresas do IPG: Bullet (que integrou a holding por seis anos, mas voltou a ser 100% nacional em 2006) e Flagcx (depois de sete anos, em 2017 os sócios nacionais recompraram a operação, que inclui a agência CuboCC). Em outra negociação do gênero, em 2016 os executivos que lideravam a filial brasileira da rede norte-americana The Marketing Store compraram o escritório local e o transformaram na atual Score Group.
A íntegra da entrevista com Maria Laura Nicotero está publicada na edição semanal de Meio & Mensagem, que até o fim de junho pode ser acessada gratuitamente pela plataforma Acervo, onde é possível consultar ainda todas as edições anteriores que circularam nos 42 anos de história da publicação. Também está aberto a todo o público, gratuitamente, o acesso à versão digital das edições semanais de Meio & Mensagem, no aplicativo para tablets, disponível nos aparelhos com sistema iOS e Android.
*Crédito da imagem no topo: Divulgação
Compartilhe
Veja também
WPP fortalece parceria com a Universal Music Group
Por meio da união, clientes globais da holding terão acesso a soluções de música e entretenimento, desenvolvidas com base em dados
Pesquisa coloca em xeque antagonismo entre awareness e performance
Estudo realizado pela Suno United Creators a pedido do SoftBank aponta que campanhas de performance têm potencial para construir marca