Assinar

Maria Laura Nicotero compra Momentum do IPG

Buscar

Maria Laura Nicotero compra Momentum do IPG

Buscar
Publicidade
Comunicação

Maria Laura Nicotero compra Momentum do IPG

CEO da Momentum no Brasil, executiva conclui Management Buy Out da operação com o IPG, tornando-se única acionista


8 de junho de 2020 - 6h00

 

Maria Laura Nicotero torna-se única acionista do escritório brasileiro da Momentum (Crédito: Arthur Nobre)

Maria Laura Nicotero, CEO da Momentum no Brasil, concluiu, no final de maio, negociação com o Interpublic (IPG) de Management Buy Out (MBO) do escritório local da agência. Com o acordo, a executiva torna-se única acionista da operação brasileira, que mantém a marca Momentum e o acesso aos recursos globais como afiliada da rede.

O acordo seria finalizado em setembro, no entanto a pandemia acelerou a negociação da executiva com o IPG. À frente da Momentum como CEO há cinco anos, Maria Laura passou a acumular o posto de diretora regional da América Latina em abril de 2019. Com o acordo, ela continua fazendo parte do conselho global da rede.

De acordo com ela, a capacidade do escritório brasileiro em reter clientes e expandir a atuação para mercados internacionais foram dois quesitos que influenciaram a decisão da Momentum global em fazer o MBO. “Por mais que estejamos longe de ser como Japão ou Nova York, fazemos nossa parte com um estilo de governança muito alinhado ao que a IPG pede: gestão da transparência, da precisão, da capacidade de fazer forecast, de alinhamento com os clientes sobre crescimento orgânico. Minha capacidade de retenção também estava sob avaliação, a troca de cliente não é desejada. É esperado que o cliente fique de médio a longo prazos e cresça organicamente. E nós fizemos construções sólidas”, afirma.

Operações de MBO são raras no mercado brasileiro, mas já envolveram no passado outras duas empresas do IPG: Bullet (que integrou a holding por seis anos, mas voltou a ser 100% nacional em 2006) e Flagcx (depois de sete anos, em 2017 os sócios nacionais recompraram a operação, que inclui a agência CuboCC). Em outra negociação do gênero, em 2016 os executivos que lideravam a filial brasileira da rede norte-americana The Marketing Store compraram o escritório local e o transformaram na atual Score Group.

A íntegra da entrevista com Maria Laura Nicotero está publicada na edição semanal de Meio & Mensagem, que até o fim de junho pode ser acessada gratuitamente pela plataforma Acervo, onde é possível consultar ainda todas as edições anteriores que circularam nos 42 anos de história da publicação. Também está aberto a todo o público, gratuitamente, o acesso à versão digital das edições semanais de Meio & Mensagem, no aplicativo para tablets, disponível nos aparelhos com sistema iOS e Android.

*Crédito da imagem no topo: Divulgação

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • WPP fortalece parceria com a Universal Music Group

    WPP fortalece parceria com a Universal Music Group

    Por meio da união, clientes globais da holding terão acesso a soluções de música e entretenimento, desenvolvidas com base em dados

  • Pesquisa coloca em xeque antagonismo entre awareness e performance

    Pesquisa coloca em xeque antagonismo entre awareness e performance

    Estudo realizado pela Suno United Creators a pedido do SoftBank aponta que campanhas de performance têm potencial para construir marca