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Comunicação

Minorias da publicidade falam sobre preconceito

Funcionários relatam que ainda não há igualdade na indústria


28 de abril de 2012 - 4h58

Desde o final da década de 1960 a indústria da publicidade nos Estados Unidos enfrenta problemas relacionados à inclusão de minorias – formada por negros, hispânicos, asiáticos, árabes e até mesmo mulheres – e um estudo publicado pelo Advertising Age mostra que mesmo em 2012, ainda não há indícios de progresso com essas questões.

A empresa de consultoria de talentos Tangerine-Watson realizou uma pesquisa com um total de 831 profissionais do mercado norte-americano de publicidade entre setembro e dezembro de 2011, e constatou que 74% deles são unânimes ao afirmar que suas experiências profissionais são diferentes das que vivenciam seus colegas que fazem parte da “maioria” (composta geralmente por homens brancos em idade adulta). Apesar dos resultados negativos, quem atua ou estuda na área acredita eles não são surpreendentes. Carol Watson, fundadora da Tangerine-Watson, considerou em comunicado os resultados “tristes e preocupantes”.

Os entrevistados descontentes afirmaram que não estão à vontade em seus ambientes de trabalho pelo fato de se sentirem excluídos quando expressam suas preferências culturais. “Já que não há diversidade, eu simplesmente mostro minha essência somente para ambientes pessoais, e simplesmente ando de acordo com a maioria no ambiente profissional”, respondeu um deles. O estudo apontou ainda que apenas 27% das mulheres contra quase 40% dos homens se sente mais forte do que o sexo oposto no setor.

Segundo o AdAge, a questão é de extrema importância não apenas pelo contexto de igualdade social, mas por prejudicar o desenvolvimento da publicidade nos Estados Unidos. Para a publicação, é importante que as agências possuam profissionais culturalmente diversificados como um reflexo da realidade mundial. Além disso, é ressaltado o fato de que times criativos homogêneos costumam negligenciar importantes aspectos culturais em campanhas que são voltadas a outros públicos.  

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