Ogilvy tem dor de cabeça com lobby
Petrolífera Chevron encerra de forma abrupta contrato com braço de relações governamentais da agência
Petrolífera Chevron encerra de forma abrupta contrato com braço de relações governamentais da agência
Meio & Mensagem
1 de junho de 2012 - 5h38
O lobby, esforço de uma empresa ou entidade para influenciar as decisões do governo, está longe de ser bem visto no Brasil, mas nos Estados Unidos é uma prática comum. O que não significa que ele não traga algumas dores de cabeça de vez em quando.
Segundo reportagem da Bloomberg, a petrolífera Chevron encerrou de forma abrupta seu contrato com a Ogilvy Government Relations, braço da Ogilvy PR voltado para as relações governamentais. A razão: um funcionário da agência fez uma apresentação sobre comunicação estratégica de sustentabilidade para um grupo que defende os índios da amazônia, a Amazon Watch. O problema é que este grupo está envolvido em uma batalha legal multibilionária com a petrolífera e declarou recentemente que um vazamento de petróleo no Equador era o “Chernobyl da Chevron” – processo na Justiça do Equador pede nada menos que US$ 18 bilhões em indenizações por conta de possível despejo de esgoto na floresta por cerca de 30 anos.
A Chevron confirmou que houve um “sério conflito” recentemente, mas não deu detalhes sobre o fim do contrato com a Ogilvy. A agência assumiu recentemente a conta da Yasuni National Rainforest, outra entidade contrária às petrolíferas, mas não está claro se isso também ajudou a azedar a relação.
Segundo o AdAge, o conflito pode afetar a relação de longo prazo da Chevron com a Y&R, que pertence ao WPP, mesmo dono da Ogilvy. A Ogilvy foi contratada por US$ 600 mil pela Chevron, até então o seu terceiro maior cliente, para defender suas bandeiras nos segmentos de energia, meio-ambiente, impostos e políticas financeiras diante do governo dos Estados Unidos.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público