Assinar

O marketing da fé

Buscar
Publicidade
Ponto de vista

O marketing da fé

Os senhores sabem qual a profissão mais antiga do mundo?


22 de agosto de 2013 - 3h06

Alex Periscinoto, o Papa da propaganda, fez há muitos anos uma célebre e antológica conferência na CNBB, em que iniciou com a seguinte pergunta aos Bispos: “Os senhores sabem qual a profissão mais antiga do mundo?”.

Todos se entreolharam incomodados. Ele: ”Não, não é essa que os senhores estão pensando. A mais antiga das profissões é a publicidade ou marketing e foi inventada pelos senhores, pela Igreja Católica”.

Senão, vejamos: “Qual o mais perfeito logotipo criado? A cruz”. “O mais eficiente outdoor? A Torre das Igrejas, onde a cruz era colocada em lugar no qual pudesse ser visualizada de qualquer ponto da cidade”. “E o confessionário? O mais perfeito departamento de pesquisa já criado”. E por aí foi.

Me recordei disso enquanto assistia à excelente entrevista exclusiva dada pelo Papa para a TV Globo. Só senti falta de uma pergunta. “Por que diabos foi mudado o texto do Pai Nosso? Era: E PERDOAI AS NOSSAS DÍVIDAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS OS NOSSOS DEVEDORES. Para: E PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS ASSIM COMO etc., etc.

Segundo o Alex me explicou, num encontro recente, o texto foi mudado porque era grande a inadimplência nas escolas religiosas do mundo todo. No fim do mês, na hora de pagar a escola das crianças, os pais diziam: Deus lhe pague!

Sou católico praticante, já perdoei muitas dívidas, ainda não sou inadimplente graças a Deus. Mas, por via das dúvidas, continuo rezando o Pai Nosso na versão original.

Amém.

Julio Xavier é cineasta e sócio da BossaNovaFilms 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Fabricante do Ozempic, Novo Nordisk faz campanha sobre obesidade

    Fabricante do Ozempic, Novo Nordisk faz campanha sobre obesidade

    Farmacêutica escolhe a iD\TBWA para ação que envolve peças de out-of-home, mídias digitais e mensagens na TV paga

  • Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024

    Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024

    O coletivo também divulga 25 iniciativas, três a mais que a última edição, que transformaram a indústria da comunicação em 2024