Assinar

O País da Televisão

Buscar
Publicidade
Ponto de vista

O País da Televisão


5 de outubro de 2012 - 12h24

Os números do Projeto Inter-Meios gritam. Televisão beira os 65%.

Que país do futebol que nada. O preço do ingresso nos estádios se mantém praticamente estável, o que valoriza de verdade é a cota do patrocínio televisivo. Os grandes clubes conseguem sustentar seus craques graças aos direitos de transmissão, não aos torcedores nas arquibancadas. Nem mesmo a seleção canarinho segura mais a onda, longe de estar com aquela bola toda, segue perdendo de goleada para as equipes que fazem da TV brasileira uma das melhores do mundo.

O Brasil é o país que mais assiste TV no planeta por várias razões, mas principalmente porque nossa televisão é excelente, tanto na versão aberta quanto na paga.

Televisão no Brasil salva a pátria, tem protagonismo político. Aqui os partidos fazem coligações não por ideologia ou conteúdo programático, mas pra ganhar mais tempo na TV.

Somos campeões em internet? Claro que sim. Talvez por identificarmos na tela do computador uma outra forma de televisão, onde se pode escrever, trocar fotos, bater papo (muitíssimas vezes, aliás, comentando o que passa na TV), buscar informações e ver filmes ao mesmo tempo.

Campeões em smartphones? Somos também. Quem pode resistir a essas televisõezinhas de bolso?

Brasileiro gosta de assistir, participar, zoar. Somos capazes de trazer o enrêdo de uma novela para o dia-a-dia, e brincar com isso, compartilhando imagens de Carminha com Max no Facebook pra ver se elas chegam ao conhecimento do Tufão. Somos divertidos, extrovertidos, irreverentes, contagiantes, exibidos e, antes de tudo, gregários. O povo mais comunicativo que existe, que tem no gosto pelo coletivo sua maior singularidade. Um povo que se fantasia do Carnaval à Corrida de São Silvestre, e que se comporta habitualmente como os vídeos do Youtube: caprichando em suas manifestações, pra ver se elas bombam e chegam à glória de aparecer na TV.

Adilson Xavier
 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins

  • Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público