Assinar

Prometheus: publicidade faz parte do filme

Buscar

Prometheus: publicidade faz parte do filme

Buscar
Publicidade
Comunicação

Prometheus: publicidade faz parte do filme

Marketing de promoção é pioneiro no conceito de narrativa transmídia


2 de abril de 2012 - 3h00

O filme Prometheus, a mais recente produção do diretor Ridley Scott, estreia no dia 15 de junho e já está sendo um dos assuntos mais comentados das redes sociais nos últimos tempos. Segundo o site AdAge, a equipe do estúdio 20th Century Fox procurava investir em formas inovadoras de marketing de promoção da película, além do tradicional trailer (que em menos de dois dias após sua divulgação, já havia acumulado 3 milhões de visualizações).

Sendo assim, em conferência da fundação TED neste ano, um dos destaques era a palestra do empresário Peter Weylan, que falou sobre a natureza humana frente aos rápidos avanços tecnológicos. Só ao final do discurso o público entendeu que Peter era, na verdade, um dos personagens de Prometheus, interpretado pelo ator Guy Pearce, e que discorria como se vivesse no futuro.

Uma gravação do personagem Peter Weylan no TED de 2023 foi produzida especialmente para ser publicada no blog oficial do evento, e, além disso, os convidados da palestra que receberam o cartão de visitas do personagem foram direcionados a um novo vídeo no Youtube, que não abordava apenas a estreia do filme, mas assuntos pertinentes a ele. Ambas as ações se espalharam pela web através de compartilhamentos e comentários, levantando discussões sobre o tema do filme e também sobre os novos rumos do mercado publicitário.

Sendo assim, o filme Prometheus desponta-se como um dos pioneiros ao utilizar, em sua divulgação, o conceito de narrativa transmídia. Esta, diferentemente de trailers tradicionais (que utilizam cenas dos filmes em cortes rápidos), expande o processo de narração através de conteúdos que, embora não façam parte do que se deseja promover, estejam relacionados com seu assunto. Através desse conceito, o público mergulha no universo da história sem que ela seja revelada, mantendo a curiosidade em alta e gerando mídia espontânea, o que, segundo o AdAge, tende a ser uma vertente comum em um futuro próximo no setor da publicidade. 

Confira a seguir o trailer e o viral de Prometheus:

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • WPP fortalece parceria com a Universal Music Group

    WPP fortalece parceria com a Universal Music Group

    Por meio da união, clientes globais da holding terão acesso a soluções de música e entretenimento, desenvolvidas com base em dados

  • Pesquisa coloca em xeque antagonismo entre awareness e performance

    Pesquisa coloca em xeque antagonismo entre awareness e performance

    Estudo realizado pela Suno United Creators a pedido do SoftBank aponta que campanhas de performance têm potencial para construir marca