Publicidade cresce 10%, diz Ibope Monitor
No primeiro semestre, agências como WMcCann, BorghiErh, PPR, Giovanni e DM9 se destacam. Entre anunciantes, GM, VW, Caixa e Nestlé ampliam
No primeiro semestre, agências como WMcCann, BorghiErh, PPR, Giovanni e DM9 se destacam. Entre anunciantes, GM, VW, Caixa e Nestlé ampliam
Felipe Turlao
25 de julho de 2012 - 1h00
Os investimentos em publicidade crescem 10% no primeiro semestre de 2012, de acordo com dados divulgados pelo Ibope Monitor nesta quarta-feira, 25. O ranking de Agências traz as mesmas três primeiras colocadas em relação à listagem divulgada em janeiro e referente ao ano de 2012: Y&R, AlmapBBDO e Ogilvy.
A partir daí, há novidades. A primeira delas é a WMcCann, que ultrapassou a JWT e passou para a quarta posição. Outra mudança grande envolve a EuroRSCG, que caiu da 6ª para a 16ª colocação, dando espaço para forças emergentes, como o grupo PPR (dono de NBS e Quê), que passou para a sétima colocação, e Giovanni+DraftFCB, que saltou do 11º para o 9º lugar. A DM9DDB entrou no top ten, fechando em 9º.
De acordo com o ranking, as 50 maiores agências do mercado brasileiro movimentam 62% da verba publicitária nacional.
Entre os anunciantes, um dos destaques é a redução de distância entre a líder Casas Bahia e a segunda colocada Unilever, graças ao crescimento de 21% da empresa de bens de consumo neste semestre na comparação com os seis primeiros meses do ano passado – a última vez que a Unilever ocupou a liderança do ranking foi em 2002.
Outro grande destaque foi a Caixa, com alta de 68% nos investimentos, indo da 7ª para a 3ª posição entre os maiores anunciantes do Brasil. A General Motors também galgou posições, indo da 18ª para a 6ª posição, mesmo feito repetido pela rival Volkswagen, que foi de 13º para 9º.
Na categoria de bens de consumo, além da subida da Unilever, houve outra grande mudança, com a entrada da Nestlé, 28ª colocada no ranking de 2011, para o Top Ten (10ª) no ranking do primeiro semestre. A P&G, por outro lado, caiu do 9º para o 18º lugar.
Os rankings do Ibope Monitor não levam em conta os descontos normalmente negociados entre as partes, computando os valores expressos nas tabelas dos veículos – o que causa uma grande distorção nos números absolutos de investimentos de anunciantes e agências, muito acima da realidade e dos dados do Projeto Inter-Meios. Além disso, o Ibope tem por critério valorar todo e qualquer espaço ocupado, seja ele gratuito ou não. A divulgação mais recente do Projeto Inter-Meios mostra que a mídia brasileira faturou R$ 8,9 bilhões nos quatro primeiros meses de 2012 (leia mais aqui).
Confira o ranking de Anunciantes:
Rank 2011 |
Rank 2012 |
TOP 30 ANUNCIANTES |
Jan a Jun/2012 |
Jan a Jun/2011 |
R$ (000) |
R$ (000) |
|||
1 |
1 |
CASAS BAHIA |
1.684.650 |
1.629.672 |
2 |
2 |
UNILEVER BRASIL |
1.463.915 |
1.209.375 |
7 |
3 |
CAIXA (GFC) |
796.527 |
473.691 |
3 |
4 |
AMBEV |
793.287 |
677.977 |
8 |
5 |
SKY BRASIL |
777.950 |
452.523 |
18 |
6 |
GENERAL MOTORS |
539.874 |
310.445 |
6 |
7 |
CERVEJARIA PETROPOLIS |
484.914 |
484.398 |
5 |
8 |
HYUNDAI CAOA |
481.269 |
519.366 |
13 |
9 |
VOLKSWAGEN |
477.166 |
374.173 |
28 |
10 |
NESTLE |
455.207 |
244.742 |
20 |
11 |
VIVO |
447.834 |
298.760 |
12 |
12 |
FIAT |
416.671 |
382.858 |
# |
13 |
PETROBRAS (GFC) |
416.146 |
# |
22 |
14 |
OI |
415.483 |
291.040 |
11 |
15 |
BRADESCO |
405.814 |
383.847 |
15 |
16 |
GRUPO PAO DE ACUCAR |
404.706 |
337.066 |
17 |
17 |
HYPERMARCAS |
404.121 |
315.224 |
9 |
18 |
PROCTER E GAMBLE |
393.197 |
450.545 |
4 |
19 |
RECKITT BENCKISER |
351.593 |
624.742 |
26 |
20 |
COLGATE PALMOLIVE |
346.259 |
280.674 |
23 |
21 |
BCO DO BRASIL (GFC) |
342.290 |
287.648 |
16 |
22 |
TIM BRASIL |
339.296 |
316.687 |
27 |
23 |
ITAU |
333.569 |
258.777 |
25 |
24 |
COCA COLA |
317.909 |
281.539 |
21 |
25 |
NET COMUNICACAO |
314.108 |
296.804 |
24 |
26 |
CLARO |
267.057 |
284.235 |
10 |
27 |
PEUGEOT CITROEN |
260.616 |
400.094 |
# |
28 |
SCHINCARIOL |
260.208 |
# |
# |
29 |
CAOA |
252.644 |
# |
14 |
30 |
HEWLETT PACKARD |
248.025 |
345.988 |
# Não classificado entre os 30 maiores do período em 2011.
Confira o ranking de Agências:
Janeiro a Junho 2012
|
|
|
Moeda: R$ (000)
|
|
|
|
|
|
Posição
|
Agência
|
Investimento
|
1
|
Y R
|
3.062.521
|
2
|
ALMAP BBDO
|
1.526.239
|
3
|
OGILVY E MATHER BRASIL
|
1.411.747
|
4
|
WMCCANN
|
1.353.714
|
5
|
JWT
|
1.097.766
|
6
|
BORGHIERH LOWE
|
1.027.718
|
7
|
PPR
|
968.434
|
8
|
GIOVANNI DRAFTFCB
|
925.172
|
9
|
DM9DDB
|
910.910
|
10
|
AFRICA
|
906.785
|
11
|
F NAZCA S E S
|
854.466
|
12
|
NEOGAMA
|
838.985
|
13
|
Z MAIS
|
836.559
|
14
|
PUBLICIS PBC COMUNICACAO
|
835.491
|
15
|
LEO BURNETT
|
757.735
|
16
|
EURO RSCG BRASIL
|
719.957
|
17
|
NOVA SB
|
591.154
|
18
|
LODUCCA
|
563.023
|
19
|
TALENT
|
546.225
|
20
|
GREY 141
|
494.793
|
21
|
FISCHER E FRIENDS
|
468.411
|
22
|
MULTI SOLUTION
|
443.490
|
23
|
MY PROPAGANDA
|
438.696
|
24
|
P A PUBLICIDADE
|
403.801
|
25
|
DPZ
|
384.645
|
26
|
LEW LARA TBWA
|
368.812
|
27
|
TATERKA
|
341.637
|
28
|
ARTPLAN
|
330.820
|
29
|
AGENCIA CLICK
|
303.875
|
30
|
MASTER
|
299.047
|
31
|
PROPEG
|
280.987
|
32
|
FULLPACK COMUNICACAO
|
248.599
|
33
|
QG PROPAGANDA
|
233.316
|
34
|
LONGPLAY COMUNICACAO 360
|
222.100
|
35
|
AGENCIA WE
|
193.671
|
36
|
LOV
|
186.287
|
37
|
AGE
|
181.160
|
38
|
P E M PUBLICIDADE E MARKETING
|
177.668
|
39
|
DENTSU
|
169.205
|
40
|
PRO BRASIL
|
155.135
|
41
|
CAFE COMUNICACAO INTEGRADA
|
155.118
|
42
|
REF COMUNICACAO
|
154.296
|
43
|
MOMA PROPAGANDA
|
152.881
|
44
|
EUGENIO PUBLICIDADE
|
120.710
|
45
|
AGNELO PACHECO COMUNICACAO
|
117.787
|
46
|
AGENCIA FBIZ
|
109.320
|
47
|
MINDSON
|
98.810
|
48
|
GIACOMETTI PROPAGANDA
|
97.900
|
49
|
PANDORA PUBLICIDADE
|
97.633
|
50
|
HEADS PROPAGANDA
|
93.670
|
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