Qual é a ideia por trás de “Spreadbeats”, case favorito dos festivais internacionais?
Campanha do Spotify, que ganhou GPs em Cannes, no One Show e no D&AD, transformou arquivos de Excel em videoclipes
Qual é a ideia por trás de “Spreadbeats”, case favorito dos festivais internacionais?
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Meio & Mensagem
2 de junho de 2025 - 8h00
Com informações do Ad Age
A ação está programada para receber mais um prêmio de Melhor do Show, no The One Show 2025 (Créditos: Divulgação)
“Spreadbeats”, campanha do Spotify, foi aclamado como o case favorito dos festivais internacionais de criatividade deste ano, como ADC, One Show, Clio Awards e D&AD. O ponto de partida do case foi a constatação de que as marcas ainda enxergam o serviço de streaming como plataforma de áudio — então a ideia foi a de comprovar que o vídeo já é uma realidade do app.
A plataforma de streaming então criou uma planilha no Excel que foi enviada a possíveis anunciantes. O documento, conhecido como Request for Proposal (RFP), faz parte das etapas analíticas do planejamento de mídia. Foi justamente nesse momento que a marca decidiu inovar: os destinatários receberam um anexo personalizado e, ao abri-lo, eram surpreendidos por um videoclipe codificado dentro da própria planilha.
O time do Spotify recebeu um gerador de spreadbeats, através do qual puderam personalizar os videoclipes para cada destinatário, inserindo o nome, a marca que representam e outros detalhes sobre o anunciante.
Com criação da FCB New York, o objetivo da campanha foi conquistar os planejadores de mídia, levando os recursos de vídeo do Spotify e o ROI ao lugar no qual os profissionais mais passam tempo considerando compras de mídia: as planilhas.
A empresa fechou, ainda, uma parceria com o artista John Summit, codificando um videoclipe dentro das próprias planilhas de Excel, transformando linhas e colunas em uma tela que ganha vida quando o arquivo é aberto.
Tanto no One Show quanto no ADC, a campanha ganhou o Best of Show, troféu máximo de ambas as premiações. No D&AD, conquistou o Lápis Preto, que também equivale ao Grand Prix, e no Clio Awards conquistou Grand Clios. No ano passado, o case já havia sido reconhecido com o GP de Digital Craft no Cannes Lions.
Assista ao videocase de “Spreadbeats”:
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