Assinar

Qual insight do CEO da Apple para os publicitários?

Buscar

Qual insight do CEO da Apple para os publicitários?

Buscar
Publicidade
Comunicação

Qual insight do CEO da Apple para os publicitários?

Tim Cook foi o principal atrativo nas conferências de abertura da programação do D: All Things Digital


30 de maio de 2012 - 6h55

*Marcelo Tripoli

A décima edição do D: All Things Digital, evento organizado pelo Wall Street Journal, não poderia começar melhor. Tim Cook, CEO da Apple, foi o principal atrativo nas conferências de abertura da programação do D10 ontem à noite. Sua apresentação foi marcada por várias citações ao co-fundador da Apple, Steve Jobs, quem ele definiu como “gênio e visionário”.

A Apple com Jobs se configurou na maior empresa autoral do mundo, da mesma forma que são muitas agências de comunicação. E assim como acompanhamos nas fusões e associações que acontecem no mercado publicitário, Cook também teve de aprender a lidar com essa pressão e expectativa do mundo todo no momento de sucessão. E realmente não deve ser nada fácil substituir alguém com o legado de Steve Jobs.

O atual CEO da Apple disse que aprendeu muitas coisas com seu antecessor como, por exemplo, só aceitar a excelência e que para criar algo realmente grande, é necessário deixar de lado todo o resto. “Steve Jobs me ensinou como é trabalhar com prazer e paixão”, essa foi uma das frases de Cook que mais marcaram a noite de ontem.

Já mostrando as diferenças na gestão de cada um, ele ainda revelou que gasta menos tempo em assuntos relacionados a design e marketing que o co-fundador da Apple quando estava à frente da empresa. Simplesmente porque essas são áreas pelas quais Jobs tinha uma paixão especial. Ainda assim reforçou que o foco da empresa continua na criação de bons produtos e que o “dinheiro” é apenas consequência dessa atuação.

O líder da Apple não respondeu a algumas questões mais sigilosas, como se a empresa pretende criar uma nova TV ou desenvolver modelos de iPhone e iPad em tamanhos diferentes. Mas foi contundente ao afirmar que, na sua opinião, a Apple não deve possuir um “negócio de conteúdo”. Disse também não acreditar na fusão do notebook com tablet, pois possuem funções diferentes. E comentou que o mercado de games é, sim, um grande business para a Apple. Para Cook, os consoles são ‘game tradicional’ e apenas uma parte do mercado.

Para finalizar, questionado sobre sobre quem seria o curador de novos produtos da Apple, Tim Cook revelou que ninguém específico seria capaz de fazer tudo isso como Jobs. Segundo ele, atualmente esse papel está em constante movimento, entre os principais executivos da empresa.

O D10 acontece em Palos Verdes, Califórnia (EUA), até amanhã. Acompanhe pelo M&M as notícias das principais conferências.

*Marcelo Tripoli, CEO da iThink (@marcelotripoli)

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins

  • Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público