Votorantim apresenta Legado das Águas
Empresa lança projeto em reserva natural que preserva há mais de 50 anos
Em meados de 2012, o Grupo Votorantim e o Governo do Estado de São Paulo firmaram um protocolo de intenções para criação de uma reserva privada com modelo de governança compartilhada. Trata-se de uma área de 31 mil hectares de florestas nativas da Mata Atlântica, localizada ao sul do Estado de São Paulo, e que o Grupo Votorantim preserva há mais de 50 anos.
O objetivo é criar um polo de desenvolvimento sustentável com pilares social, ambiental e acadêmico. Como o protocolo de intenções tornou-se realidade, o próximo passo foi criar uma marca e comunicar isso a sociedade. “Tivemos que tomar muito cuidado com esse viés mercadológico”, explica Luiz Carlos Dutra, diretor de relações institucionais e sustentabilidade da Votorantim.
O trabalho de branding foi feito pela agência de Percival Caropreso, Setor Dois e Meio. O local ganhou o nome “Legado das Águas – Reserva Votorantim”, pois, segundo Dutra, a água é o elemento que conecta a vida dentro da reserva com o lado de fora. “Fizemos uma marca, que traz a pedra no sentido da perenidade, para dar um significado mercadológico”, explica Dutra.
Para comunicar, a agência Dona Dita ficou responsável pela campanha, que terá como material impresso e digital. A abordagem da campanha é 100% informativa e aposta no ambiente online para ganhar repercussão. Com ações principalmente nas redes sociais, o Grupo Votorantim quer atingir o público jovem que atualmente tem dado grande importância à agenda sustentável, estimular o conhecimento e promover experiências. “Mais que visibilidade, queremos mostrar que o projeto é feito para a sociedade e compartilhada com players”, comenta o diretor.