Prêmio: Shortlist Categoria: InovaçãoCase: Americanas – Lançamento do Live CommerceAnunciante: AmericanasAgência: WMcCann
No Brasil, sempre existiu uma barreira em relação ao e-commerce. As pessoas sentem falta da experiência da loja física, do contato com o vendedor e com o produto.
Nesse cenário, os reviews aparecem como uma forma de diminuir este gap, aproximando as pessoas da experiência de uso dos itens. Essa se tornou uma prática tão comum, que hoje a maioria dos consumidores dizem não comprar nada online sem antes procurar por reviews.
Os influenciadores souberam abraçar esse território muito bem. Tanto é que 73% dos Brasileiros afirmam já terem comprado por indicação de um desses profissionais. Ainda, em 2020, a pandemia fez com que mais de 4 milhões de brasileiros passassem a comprar online primeira vez. O que não quer dizer que as barreiras da dificuldade de tocar, experimentar e ver o uso do produto tinham sido superadas. Até porque, a maioria dos novos entrantes estavam fazendo compras de necessidade, optando por produtos de higiene e limpeza, além de itens básicos como alimentos.Assim, os varejistas eletrônicos ainda tinham que mostrar para as pessoas que dava para comprar uma maior variedade de produtos pela internet.
E para a Americanas, nada melhor que aproveitar um comportamento que já estava em alta para incentivar a experimentação. Vimos no fenômeno das lives uma oportunidade: e se a gente criasse uma live de reviews para venda de produtos?
Encontramos nesse novo normal um formato engajador e que permitia interações em tempo real. E na influenciadora Camila Coutinho a pessoa certa pra isso. Tão certa que ela foi até a China fazer uma imersão no mercado de live commerce para ficar preparada para trazer a novidade para cá.
Pronto, a Americanas inovou e criou a primeira live commerce do Brasil dentro de um app focado em vendas.
Para divulgar essa novidade, fizemos um mix de marketing envolvendo canais proprietários, mídia digital e, claro, canais de social da própria Camila Coutinho.
Para ficar ainda melhor, gamificamos as interações do público nas lives, liberando cupons de desconto em real time.
A inovação trouxe uma repercussão gigante para a Americanas, em que:
-Inúmeros portais fizeram artigos cobrindo a nossa live, trazendo mídia espontânea para a Americanas
-Logo na primeira edição da Live conseguimos ampliar o pool de pessoas interessadas na marca, em que tivemos 21 mil viwers simultâneos assistindo nosso conteúdo.
-Considerando a média no mês de sessões e pedidos no app, aumentamos nosso tráfego no app em 21%, possibilitando um crescimento de 9,5% no total de pedidos.
Lives de produtos e as melhores ofertas. Americanas Ao Vivo virou o novo normal.
Agência: WMcCannAnunciante: Americanas Responsável pela peça (Agência): Renata Del Priori Bokel, CSO
Responsável pela aprovação (Anunciante): Leonardo Rocha, Head de Marketing
Head de Marketing: Leonardo Rocha, Americanas
Gerente de marketing: Rafael Luzente, Americanas
Gerente de Branding: Marcelli Valle, Americanas
Gerente de Tráfego e Mídia: Stella Martins, Americanas
Vice Presidente Executivo: Márcio Borges, WMcCann
Diretora de Planejamento: Luiza Portella, WMcCann
Diretor de criação: Ricardo Weitsman, WMcCann
Gerente de Planejamento: Jorge Gloss, WMcCann
Gerente de Atendimento: Anna Moraes, WMcCann
Supervisor de Planejamento: Pedro Osti, WMcCann
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