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5 de novembro de 2019 - 6h13

Prêmio: Shortlist
Categoria: Lançamentos
Case: BIA
Anunciante: Banco Bradesco S.A.
Agência: Publicis Brasil
Agências envolvidas: Alma 11 11 Audio, Bosón Post, Corazon Produções Audiovisuais LTDA

Em um contexto de transformação digital e maior concorrência, os grandes bancos precisam inovar com agilidade não só para buscar a satisfação do cliente, mas também para mudar a percepção de marca e se manter na liderança.

Foi com esta visão que o Bradesco decidiu lançar para o público final a BIA, sua inteligência artificial cognitiva que até então estava restrita ao uso dos gerentes.

Os objetivos da campanha se dividiam entre lançar e consolidar a BIA como um novo canal de relacionamento do consumidor final e impactar positivamente a imagem da marca. De um lado precisávamos tornar a BIA conhecida e estimular o seu uso. De outro precisávamos fazer da BIA uma materialização da inovação no Bradesco.

O maior desafio estava em apresentar aos brasileiros um assunto ainda muito pouco explorado pelas marcas no Brasil e adequar as expectativas para que as pessoas entendessem que se trata de um serviço always beta e não a IA perfeita que estavam acostumados a ver nos filmes. Era preciso estimular o uso da BIA, explicar suas principais funcionalidades, diferenciar a BIA de um simples chatbot e ainda fazer com que as pessoas se interessassem pelo seu processo de aprendizagem e não pela entrega perfeita.

A chave estava em introduzir o próprio conceito de inteligência artificial. Sob o insight “inteligência artificial não é saber tudo, mas saber aprender”, explicamos aos brasileiros que mais que atender, a BIA entende e aprende com você.

Em 3 flights apresentamos a BIA como uma amostra do futuro, convidamos as pessoas a utilizarem suas funções mais úteis e explicamos que ela evolui constantemente a cada interação.

Em menos de um ano, a BIA se firmou entre as três inteligências artificiais mais lembradas do Brasil, se consolidou como um novo canal de relacionamento e se tornou um dos maiores assets da marca Bradesco.

A inteligência artificial, antes voltada apenas para os gerentes, passou a ser conhecida por 73% dos brasileiros – à frente de Siri, Watson, Bixby, Alexa e Cortana – e utilizada por 14 milhões de usuários. O número de interações triplicou, chegando a mais de 100 milhões.

A campanha fez de um assunto novo e pouco explorado no Brasil um dos principais diferenciais da marca, com 69% das pessoas declarando que a BIA fez a percepção do Bradesco melhorar, especialmente nos atributos de Praticidade e Inovação.

O lançamento da BIA representou não apenas o pioneirismo em um assunto pouco explorado no Brasil como deu a largada para uma nova fase do segmento financeiro baseada em conversational banking.

Agência: Publicis Brasil
Agências envolvidas: Alma 11 11 Audio, Bosón Post, Corazon Produções Audiovisuais LTDA
Anunciante: Banco Bradesco S.A.
Responsável pela peça (Agência): Gustavo Leite, Head of Strategy
Responsável pela aprovação (Anunciante): Luiz Felipe Possebon, Executivo de Marketing
CMO: Márcio Parizotto, Bradesco
Diretora de Marketing: Carla Mita, Bradesco
Gerente de marketing: José Maurício Lilla, Bradesco
Executivo de Marketing: Luiz Felipe Possebon, Bradesco
Gerente de Mídia de Departamento: Rafael Gobbi, Bradesco
CEO: Eduardo Lorenzi, Publicis Brasil
Head of Strategy: Gustavo Leite, Publicis Brasil
Business Director: Tatiana Chiari, Publicis Brasil
CCO: Domenico Massareto, Publicis Brasil
Creative Director: Paulo Aguiar, Publicis Brasil

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