Ali Kamel deixa o comando do jornalismo da Globo
Ricardo Villella foi escolhido para assumir a função a partir de 2024; Kamel ocupará a nova função de coordenador do Conselho Editorial do grupo
Ali Kamel deixa o comando do jornalismo da Globo
BuscarAli Kamel deixa o comando do jornalismo da Globo
BuscarRicardo Villella foi escolhido para assumir a função a partir de 2024; Kamel ocupará a nova função de coordenador do Conselho Editorial do grupo
Meio & Mensagem
29 de agosto de 2023 - 11h47
O diretor-geral de jornalismo da Globo, Ali Kamel, deixará suas funções executivas na empresa em dezembro deste ano. O grupo enviou comunicado nesta terça-feira, 29, informando que o comando do jornalismo da casa passará para Ricardo Villela, que atualmente ocupa o posto de diretor-executivo de jornalismo.
Segundo o comunicado, Kamel manifestou o desejo de deixar as funções executivas do jornalismo. O executivo passou os últimos 22 anos em posições de liderança na Globo e, a partir de janeiro de 2024, passará a ocupar a recém-criada função de coordenador do Conselho Editorial do Grupo Globo.
O novo chefe do jornalismo, Ricardo Villela, chegou na Globo em 2005 e ocupou os cargos de editor de política, editor-executivo e editor-chefe do Jornal da Globo. Também coordenou o Jornal Nacional, as redações de São Paulo e Brasília e ocupava, há dois anos, a diretoria-executiva de jornalismo.
Com a promoção de Villella, o cargo de diretor executivo de jornalismo passará, a partir de janeiro de 2024, para Miguel Athayde, diretor da GloboNews. Já o comando do canal de notícias ficará sob a responsabilidade de Vinicius Menezes, atualmente diretor regional de jornalismo do Rio de Janeiro.
Em comunicado enviado aos funcionários e também à imprensa, Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo, enalteceu o profissionalismo e a dedicação de Ali Kamel.
“Ali sempre foi um companheiro sereno, íntegro, decisivo. Ao longo dos últimos 22 anos, coordenou a cobertura de seis eleições presidenciais e cinco eleições municipais. Em todos os grandes eventos, nacionais e internacionais, pudemos sempre contar com a certeza de que, com ele à frente, nosso jornalismo cobriria os fatos com a qualidade que desejamos”, disse Marinho.
No comunicado, o diretor-presidente também destacou a atuação e postura de Ali Kamel durante a pandemia de Covid-19, contando que o executivo telefonava diariamente para acompanhar o estado de saúde de colegas que estavam doentes.
“Em meu nome e da minha família, agradeço ao Ali pelos anos de dedicação e empenho que tanto nos ajudaram a escrever a história da Globo até aqui. E desejo a ele, ao Villela e ao Miguel sucesso nas novas funções nos anos que estão por vir”, encerrou Marinho.
Compartilhe
Veja também
Bradesco admite head de inovação
Renata Petrovic, que trabalhou por quase oito anos na instituição como head de inovação aberta, assume a posição
BlueShift nomeia seu fundador como chairman
Alan Camillo assume posição para impulsionar a empresa a novos patamares de inovação, alinhando-a às novas demandas do mercado tecnológico