F/Nazca é agência com clientes mais satisfeitos

Buscar

F/Nazca é agência com clientes mais satisfeitos

Buscar
Publicidade

Comunicação

F/Nazca é agência com clientes mais satisfeitos

Pesquisa aponta Africa como mais admirada e AlmapBBDO como mais “exemplar”


9 de dezembro de 2016 - 14h31

Mais completo estudo de avaliação de agências de publicidade realizado no mercado brasileiro, a pesquisa Agency Scope é feita a cada dois anos pela espanhola Scopen, que até o ano passado se chamava Grupo Consultores, e acaba de concluir a sua edição de 2016. Entre maio e setembro foram entrevistados 405 vice-presidentes, diretores e gerentes de marketing de 372 empresas anunciantes. Eles concederam notas a agências em onze quesitos, que ganharam pesos diferentes: criatividade eficaz, planejamento estratégico e capacidade de inovação, as três características consideradas principais pelos clientes tiveram peso 5; qualidade da produção, atendimento, criatividade original e relação qualidade/preço receberam peso 4; serviços de mídia e serviço digital, ganharam peso 3; os serviços integrados tiveram peso 2; e o serviço internacional, peso 1. Isso permite a elaboração de diversos rankings, com várias agências ocupando o primeiro lugar em um ou mais atributos.

Equipe da F/Nazca S&S comemora a boa avaliação de seus clientes na pesquisa Agency Scope 2016 (CRÉDITO: Divulgação/Juss)

Equipe da F/Nazca S&S comemora a boa avaliação de seus clientes na pesquisa Agency Scope 2016 (CRÉDITO: Divulgação/Juss)

Considerando a média ponderada da percepção global de todos os entrevistados, as mais bem avaliadas foram Africa, AlmapBBDO e Ogilvy. Já no recorte em que os anunciantes avaliam apenas as agências com as quais trabalham, e, portanto, conhecem melhor, as vencedoras são F/Nazca S&S, Crispin Porter + Bogusky e Artplan. Neste caso, a agência precisava ser avaliada por pelos menos sete clientes seus para constar no ranking.

A Africa lidera ainda outras três avaliações propostas pelo Agency Scope. Ela é a top of mind em conhecimento espontâneo, à frente de DM9DDB e AlmapBBDO. Na percepção de criatividade dos executivos de marketing a Africa também lidera, à frente de AlmapBBDO e F/Nazca S&S.

Os pesquisadores pediram ainda que os anunciantes fizessem um exercício e apontassem, das agências com as quais não trabalham, as três que convidariam para um hipotético processo de concorrência. Neste caso, a Africa foi novamente a mais citada, seguida por AlmapBBDO e DM9DDB.

Finalmente, os entrevistados foram chamados a apontar duas agências que consideram “exemplar”. A mais mencionada foi a AlmapBBDO, à frente de Africa e Ogilvy.

Para complementar as avaliações de mercado que desenvolve, a Scopen também inclui no estudo entrevistas com 304 profissionais atuantes em 57 agências de publicidade, digitais e marketing promocional. Considerando os mesmos onze atributos e seus respectivos pesos, as mais bem avaliadas foram Lew’Lara\TBWA, Crispin Porter + Bogusky e Wieden + Kennedy. Para constar neste ranking, a agência tinha de ser mencionada pelo menos por dez publicitários que não fossem seus sócios, diretores ou funcionários.

1

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Apenas 8% dos negros ocupam cargos de liderança no Brasil, diz pesquisa

    Apenas 8% dos negros ocupam cargos de liderança no Brasil, diz pesquisa

    Realizada pelo Indique uma Preta e Cloo, a pesquisa revela ainda que menos de 5% das lideranças das 500 maiores empresas do País são negras

  • Projeto propõe banco de imagens com mais brasilidade

    Projeto propõe banco de imagens com mais brasilidade

    Iniciativa "Brasil com S" busca ampliar a representação mais verdadeira do País no mercado publicitário