Interação e experiência ampliam UX nas agências
Consultoria PageGroup aponta alta de 10% na remuneração de designers de experiência em 2019; marketing e publicidade são as áreas com maior demanda
Interação e experiência ampliam UX nas agências
BuscarInteração e experiência ampliam UX nas agências
BuscarConsultoria PageGroup aponta alta de 10% na remuneração de designers de experiência em 2019; marketing e publicidade são as áreas com maior demanda
Luiz Gustavo Pacete
6 de maio de 2019 - 6h00
A previsão é de uma alta de 10% na remuneração de profissionais de UX em 2019, em comparação com 2018, o que pode chegar a R$ 11,5 mil mensais (Crédito: Pixabay)
UX, a sigla que remete à user experience, é mais uma palavra do dicionário recente de termos que estão em alta. Na prática, juntamente com metodologia ágil, transformação digital e outras expressões ligadas à inovação, o UX tornou-se vital para qualquer empresa cuja experiência dos usuários ante uma plataforma seja importante.
O profissional que atua nesta área tem como ponto em comum a construção de um ambiente amigável, funcional e simples para o usuário. E com a tecnologia atual baseada na navegação mobile, dado as centenas de apps utilizadas diariamente, de delivery a transporte, o papel estratégico do UX só aumentou. Em geral, os UX designers trabalham em variados projetos ao mesmo tempo, desenhando experiências para diferentes clientes e plataformas: mobile, web, devices conectados, espaços físicos, chatbots.“Ao transitar entre vários tipos de projetos e indústrias, esses profissionais conseguem adquirir uma experiência incalculável para a carreira”, afirma Tiago Mesquita, general manager da escola de tecnologia Ironhack. Tiago vem acompanhando o aumento da demanda por cursos relacionados à área. “Cientes da importância do setor para continuar sua escalada de crescimento, muitas agências também possuem a intenção de aumentar o número de UX designers em suas equipes”, explica.
De acordo com a consultoria PageGroup, a previsão é de uma alta de 10% na remuneração de profissionais de UX em 2019, em comparação com 2018, o que pode chegar a R$ 11,5 mil mensais. Nas agências de publicidade, eles também começam a ganhar relevância dentro de suas estruturas fruto da crescente demanda dos clientes que necessitam de consultoria externa para a criação de produtos e serviços centrados na experiência do usuário ou simplesmente mais inovadores.
Ivan Delavie, head of experience design da Sapient AG2, reforça que a função representa todas as interações com um produto ou serviço e UI é a materialização das soluções. “Aqui na agência, UX e UI, user interface, trabalham em um time multidisciplinar de Experience Design e utiliza metodologias como Design Thinking, Agile e Lean UX sempre baseados em dados e tendo o usuário no centro das decisões estratégicas durante todo o processo de construção das soluções”, explica.
Isabelle Vooght, diretora de criação da Y&R, afirma que o termo, muitas vezes associado apenas aos meios digitais, é intrínseco ao design, que este, antes mesmo de ser sobre aparência e estilo, é sobre funcionalidade. “É uma função importante para qualquer área que desenvolva produtos e serviços para marcas já que ele tem por função fazer as pessoas viverem boas experiências: facilitar o uso, gerar sensações e emoções”, afirma.
A criativa reforça que, atualmente, um grande desafio das marcas e das agências – mais do que só comunicar – é criar experiências continuas e inesquecíveis para as pessoas. “Desde o envio de um e-mail marketing, uma resposta nas redes sociais, passando pela usabilidade de um aplicativo, de uma boa experiência de compra online ou serviço ao cliente no ponto de venda. A maioria dos pontos de contato com marcas passam hoje em dia, por meios digitais tornando o User Experience tão importante quanto o Customer Experience.”
Imagem de topo: Pixabay
Compartilhe
Veja também
Creo: como é a nova agência de marketing de influência do Omnicom
Operação, que já existe em 30 países, chega ao Brasil por meio de parceria entre Omnicom Media Group e Ketchum
Com fim de sociedade com Oficina, In Press anuncia operação no DF
Novo escritório do In Press será liderado pela executiva Márcia Leite, que retorna ao grupo no cargo de diretora regional