Ricardo Eletro entrega conta para o Grupo Rái

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Comunicação

Ricardo Eletro entrega conta para o Grupo Rái

Em primeira campanha, bandeira da Máquina de Vendas estreia assinatura “Fechado com Ricardo”; objetivo é avançar na comunicação digital

Fernando Murad
2 de setembro de 2019 - 5h49

Primeira campanha do Grupo Rái para a rede varejista apresenta a assinatura “Fechado com Ricardo” (crédito: divulgação)

Após pouco mais de dois anos na carteira da Pullse, agência do grupo Artplan liderada por Allan Barros, a Ricardo Eletro, rede da Máquina de Vendas, encerrou o ciclo e iniciou relacionamento com o Grupo Rái. Desde agosto, o grupo é responsável pela conta integral, desde planejamento, criação e conteúdo online e off-line, até mídia, BI, PR e marketing de influenciadores.

“A comunicação off-line da Ricardo Eletro está consolidada e sabíamos que precisávamos caminhar para a comunicação que acompanha a jornada do consumidor. Estávamos em busca de um parceiro para essa jornada omnichannel e o Grupo Rái fez a melhor proposta de trabalho”, explica Débora Assunção, diretora de marketing da empresa. Uma outra agência participou do processo.

O novo momento da comunicação faz parte da estratégia de retomada da holding, que desde abril tem a gestora de private equity Starboard liderando o plano de recuperação extrajudicial da varejista após fazer um aporte de R$ 250 milhões. Segundo Débora, a volta dos investimentos em mídia faz parte do projeto do fundo para a retomada das vendas da companhia. A verba de marketing da rede para 2019 é de R$ 100 milhões.

A primeira campanha do Grupo Rái apresentou assinatura “Fechado com Ricardo” e mantém o fundador Ricardo Nunes na comunicação. O mote terá desdobramentos até meados do próximo anos. Em três semanas da nova estratégia de marketing no ar, a rede registrou aumento de 20% nas vendas gerais.

Alex Borba, Daniela Ventura, Ricardo Nunes, Débora Assunção, Fábio Burg, Vanessa Aloi, Mauricio Cavalcanti e Roberto Cardoso (crédito: divulgação)

A ideia da campanha é apresentar uma marca mais próxima do cliente e que os ajuda a realizar seu sonho. “A questão do preço já está estabelecida na comunicação da Ricardo Eletro. A partir de agora queremos trabalhar outros atributos, como parcelamento, financiamento e pós-venda, por exemplo, tornar a marca mais humana e, quem sabe no futuro, ter a presença dos próprios consumidores nas campanhas”, diz Débora.

No filme (veja abaixo) são apresentadas pessoas em diferentes ações cotidianas e momentos de consumo e todas levam o nome sobrenome Eletro para transmitir a ideia de identificação com a marca. “A imagem do Ricardo é muito forte, é reconhecido nas lojas e as pessoas se identificam com ele. O Ricardo é Eletro assim como a Maria, o João, a Ana, e todo mundo que trabalha, sonha e acredita que pode se realizar mais com a vida”, diz Fábio Burg, CEO do Grupo Rái.

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