Mary Wells Lawrence receberá Leão de São Marcos

Buscar

Comunicação

Publicidade

Mary Wells Lawrence receberá Leão de São Marcos

Pela primeira vez, Cannes Lions dedicará homenagem a uma mulher; Mary Wells é um dos principais nomes da indústria publicitária nos EUA

Isabella Lessa
9 de junho de 2020 - 11h58

Mary Wells Lawrence receberá o Leão de São Marcos em 2020 (Crédito: Divulgação)

A publicitária Mary Wells Lawrence será a primeira mulher a receber o Leão de São Marcos, homenagem do Festival Internacional de Criatividade de Cannes ao legado de profissionais para a indústria.

Fundadora da Wells Rich Greene em 1966, a norte-americana foi a primeira mulher a fundar e comandar uma agência de grande porte, assim como a primeira CEO a ter uma companhia listada na Bolsa de Valores de Nova York.

No primeiro ano de operação, a agência tinha cem funcionários e faturamento de US$ 39 milhões. Dez anos depois, faturava US$ 187 milhões com um portfólio de clientes como P&G, Philip Morris e Ralston Purina.

A publicitária foi responsável pelo famoso slogan “I ♥ New York”, criado, na época, para resgatar uma imagem positiva para uma então decadente Nova York. Também esteve à frente do branding para Braniff Airways, que apresentou a tagline “The End of the Plain Plane” e acabou injetando mais do mood cultural da época ao vestir as comissárias com uniformes da marca Pucci e colorir os aviões com tons pasteis.

Em 1971, Mary Wells foi nomeada Advertising Woman of the Year pela American Advertising Federation e, em 1999, entrou para o American Advertising Hall of Fame.

“Awareness na época em que você vive está no core de qualquer persuasão de negócio, mas eu acho que minha força particular é minha crença na paixão – me importar obviamente e emocionalmente sobre quão importante é aquilo que estou vendendo. Quero deixar vocês com esse sentimento – e nervosos se estiverem fazendo outra coisa. É como se apaixonar”, disse Mary Wells, em comunicado.

Philip Thomas, chairman do Cannes Lions, afirmou que a publicitária estava “à frente do jogo” há cinquenta anos. “A habilidade dela em injetar entretenimento e criatividade na publicidade fez com que ela transformasse reputações e receitas de muitas marcas em dificuldade, e ela ganhou respeito e admiração enormes da indústria como resultado. Estamos honrados em apresentar uma verdadeira lenda com o Leão de São Marcos”.

A homenagem à profissional acontecerá durante o Lions Live – versão online do festival – em 26 de junho. A plataforma apresentará, a partir de 22 de junho, uma série de conteúdos para reunir a comunidade criativa global.

*Crédito da imagem no topo: Celina Filgueiras

Publicidade

Compartilhe