Sob novo posicionamento, Buscapé destaca cashback

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Comunicação

Sob novo posicionamento, Buscapé destaca cashback

Marca passa por rebranding desenvolvido pela Superunion e agora se posiciona como assistente de compras

Giovana Oréfice
22 de outubro de 2021 - 6h00

Ação apresenta grandes matches da humanidade, entre eles, o cashback e a pesquisa pelo melhor preço (Crédito: Divulgação)

A Buscapé estreou na última quinta-feira, 21, a ação “Grandes Matches da Humanidade”. Criada pela Wieden+Kennedy, a campanha ressalta o cashback como uma vantagem financeira apenas quando aliada à pesquisa de preços e terá divulgação em TV aberta e plataformas digitais, com ativações com influencers, projetos de branded content e merchandising, além de mídia out-of-home. O investimento em mídia faz parte de reposicionamento de marca conduzido pela Superunion, com destaque para a mudança do logotipo e o novo conceito “Buscapé, seu assistente de compras inteligentes”.

Adquirida pela Mosaico em 2019, a Buscapé acumula mais de 20 anos de história e é pioneira no segmento de comparação de preços. Os filmes se sustentam pelos pilares do humor, apresentando matches como mosquito e raquete elétrica, ansiedade e plástico bolha, e choro de bebê e chupeta. Conforme explica a gerente de marcas da Mosaico, Nayla Pires, a campanha ressalta uma combinação poderosa que resulta na única forma de economizar de verdade: pesquisar pelo menor preço e ainda ganhar dinheiro de volta com o cashback. “Estamos na ‘Era do Cashback'”. Porém, percebemos através da nossa inteligência de dados que muitas vezes o valor de cashback oferecido em média pelo mercado é menor do que a economia de uma simples pesquisa de preços”, diz. “Em eventos promocionais como a Black Friday, essa situação pode se agravar com tantos anúncios e opções aparentemente vantajosas. E é aí que o Buscapé entra”.

A divulgação da chamada “dobradinha” — a combinação entre o benefício e a pesquisa de preços — precisou ser feita de forma direta e objetiva, sem deixar de lado a criatividade. Nayla relembra que o processo criativo ao lado da W+K foi bastante colaborativo, com muitas trocas e work sessions, unindo a nossa profundidade no negócio e no entendimento do consumidor à criatividade da agência. “De forma lúdica, moderna e bem humorada, mostramos que comprar pelo menor preço e ainda ganhar cashback, é uma ideia genial. O conceito ‘Grandes Matches da Humanidade’ foi criado para associar o nosso benefício da economia de verdade à ideias úteis e geniais presentes no dia a dia das pessoas”, completa a executiva. 

Novo logotipo da Buscapé (Crédito: Divulgação)

Mais do que divulgar o programa de cashback, a Buscapé pretende, com a campanha, fazer a primeira apresentação da nova marca. O reposicionamento inclui o novo conceito de “Assistente de compras inteligentes”, que reforça o papel da plataforma em auxiliar o consumidor a economizar tempo e dinheiro. “O papel do Buscapé não é vender, e sim ajudar a comprar e investimos bastante para estar ao lado das pessoas, guiando suas decisões para compras cada vez mais vantajosas”, explica a gerente de marcas. A plataforma reúne conteúdos editoriais sobre produtos e históricos de preços e alertas, além de organizar informações de cerca de 100 milhões de ofertas de 500 lojistas parceiros, além das demais informações sobre as condições e vantagens da compra, como cashback, cupons de desconto e frete grátis.

“A premissa deste projeto é o conceito de evolução. Uma marca sólida, bastante conhecida pelos brasileiros, construída ao longo de duas décadas, possui robustos fatores de reconhecimento que foram estrategicamente preservados”, declara Nayla Pires, gerente de marcas da Mosaico. De acordo com ela, o papel da marca é guiar os consumidores para escolhas cada vez mais inteligentes. “A chave deste trabalho de rebranding é reposicionar a marca para expandir sua atuação e influência no processo de decisão dos consumidores e transformar o Buscapé em um verdadeiro assistente de compras inteligentes”, acrescenta. Além disso, a nova logomarca desenvolvida pela Superunion mantém os elementos mais marcantes, como as cores amarelo e preto. Contudo, a forma gráfica foi incorporada no estilo tipográfico da marca.

Obter alcance para levar a mensagem da Buscapé ao maior número de pessoas foi o ponto chave de escolha dos canais de divulgação. O mix de meios combina, de forma bastante eficiente, conforme salienta Nayla, o rápido alcance da TV aberta e OOH/DOOH ao forte impacto de blasts e diárias no digital, além dos formatos de maior alcance das plataformas. Entre os influencers escolhidos para realizar ações nas redes sociais, estão nomes como Felipe Castanhari, Lorena Maria, Melted Videos, Manual do Mundo, entre outros, e mais 50 micro influenciadores. Também, a ação tem com parceiros veículos como o Porta dos Fundos e Buzzfeed. 

Confira o novo manifesto divulgado pela marca:

*Credito da imagem de topo: audioundwerbung/iStock

 

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