O poder do brinde junto ao consumidor

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O poder do brinde junto ao consumidor

Pesquisa da Agência 96 aponta que 76% das pessoas que ganham um brinde relevante e têm boa experiência com o produto projetam uma nova compra da marca


21 de novembro de 2014 - 11h54

Um estudo realizado pela Agência 96 revelou as preferências e os reflexos da distribuição de brindes na relação entre consumidores e marcas. A pesquisa constatou que 88% das pessoas se lembram da marca ao ver os brindes por perto. Um brinde bem planejado pode gerar frequência, preferência e lembrança de marca. Para 76% da base, por exemplo, receber um brinde relevante e ter uma boa experiência com o produto aumenta bastante para uma nova compra.

De acordo com a pesquisa, realizada entre 3 e 7 de outubro, 45% das pessoas se tornam fieis a marcas que oferecem brindes relevantes regularmente. Na hora da compra, 57% dos entrevistados trocariam sua marca preferida pelo concorrente só por causa de um presente atrativo. Pegar fila para receber um brinde é problema para 20% dos pesquisados. Já nas compras online, a maioria dispensa um presente para ganhar frete grátis (42%).

Entre as marcas mais citadas como as que oferecerem melhores brindes, estão Coca-Cola (57%), P&G (40%) e Unilever (29%). Outras empresas como Sadia, Casas Bahia e Nestlé também foram lembradas, mas por apenas 4% dos entrevistados. Apesar de valorizar a prática de oferecer mimos, 60% dos consumidores acreditam que o valor do brinde está embutido no valor do produto comprado.

Os tipos de brindes mais desejados dividem o público. As mulheres (34%) preferem acessórios de beleza; já 50% dos homens gostariam de ganhar produtos de tecnologia. Os itens de cozinha estão entre os que menos interessam o público (8%), talvez por serem os mais oferecidos.

No universo de brindes licenciados, 70% deles utilizam personagens infantis. O mais requisitado atualmente é a Peppa Pig, além da Galinha Pintadinha e clássicos como Barbie, Disney, Hot Wheels e Turma da Mônica.

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