Marketing
Compras via aplicativos ganham força
Pesquisa mostra que 41% dos usuários de smartphones adquiriram produtos via apps nos últimos seis meses
Pesquisa mostra que 41% dos usuários de smartphones adquiriram produtos via apps nos últimos seis meses
Meio & Mensagem
8 de outubro de 2015 - 10h04
Quase a metade dos usuários de smartphones (41%) realizaram compras via aplicativos nos últimos seis meses.
Levantamento realizado pelo Opinion Box em parceria com o portal Mobile Time com 1.247 usuários de smartphones, sendo 54% do público formado por mulheres e 46% por homens, de todas as classes sociais com 16 anos ou mais, em 445 cidades de todos os estados do País, mostra o aumento no uso dos apps no comércio eletrônico.
De acordo com Christian Reed, CEO do Opinion Box, o objetivo da pesquisa era medir alguns aspectos relacionados ao consumo e ao uso do celular, que nunca haviam sido mensurados no país. “Por exemplo: quem tem smartphone faz compras através de apps? Quais são os hábitos de compras das pessoas? Esses hábitos variam de acordo com o sexo, idade ou classe social? Quais são os apps mais utilizados? E quais são os mercados mais competitivos?.
As classes A e B apresentaram um índice de compras maior: 49% das pessoas dessa fatia fizeram compras pelo celular nos últimos 6 meses, frente a 37% das pessoas das classes C, D e E. Outro fato é que o uso é maior entre pessoas com idades entre 18 e 45 anos, o que corresponde a 44% dos que fizeram compras.
Os entrevistados também foram questionados quanto à categoria de produtos adquiridos por meio do app no smartphone. Os eletroeletrônicos estão no topo da lista e foram adquiridos por 30% das pessoas. Sendo que 41% dos homens e 20% das mulheres mencionaram ter adquirido esses produtos.
Os acessórios de moda estão na segunda posição do ranking, com 29% das compras realizadas. Neste quesito, destaque para as mulheres, com 42% das compras realizadas, sendo a maioria jovens, e 16% homens. Em seguida vem as roupas, com 26%, comida (25%), livros (25%), eletrodomésticos (19%), artigos esportivos (16%), cosméticos e higiene pessoal (13%), CDs ou DVDs (13%) e utensílios domésticos (13%).
Os respondentes também foram convidados a apontar até três aplicativos que costumam usar para realizar as compras pelos smartphones. Os nomes mais apontados pelos brasileiros foram Mercado Livre (27,4%), AliExpress (19,7%), OLX (13,5%), Americanas.com (11,4%) e iFood (10,9%).
As marcas de destaque com 5% a 10% das citações foram Submarino, Dafiti, Extra, Peixe Urbano, Casas Bahia e Wish. E com 3% a 5%: Privalia, Netshoes, Buscapé, Ponto Frio, Saraiva, Groupon, Amazon, Ebay e Magazine Luiza.
As pessoas também foram questionadas quanto à contratação de serviços por meio de aplicativos instalados nos smartphones. Nos últimos seis meses, 18% dos brasileiros afirmaram ter solicitado um táxi via app. 30% disseram utilizar o 99 Táxis com mais frequência, 25% mencionaram fazer uso do Easy Taxi e 10% citaram o Uber.
Também nos últimos seis meses, 26% das pessoas afirmaram ter solicitado refeições via apps. O delivery de comida mais utilizado pelas pessoas é o iFood, mencionado por 50% dos entrevistados. Outras marcas que figuram com relevância na pesquisa são: Pedidos Já, China In Box, hellofood, Habib’s, com menos de 5% cada.
12% dos entrevistados também disseram já ter feito reservas de hospedagem nos últimos seus meses. Entre os apps de reserva mencionados como mais utilizados figuram: Booking e Htl Urbano, com 15% a 17% cada; Decolar.com e Trivago, com 12% cada; Hoteis.com e Trip Advisor, menos de 10% cada.
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