Vivo revê práticas de comunicação e marketing

Buscar

Marketing

Publicidade

Vivo revê práticas de comunicação e marketing

Maior anunciante de telecom do País faz auditoria e impõe novas regras aos fornecedores da área


25 de julho de 2016 - 18h23

 

Vivo-Destaque-Roxo

(Crédito: Reprodução)

Por Bárbara Sacchitiello e Jonas Furtado

A Telefônica Vivo encaminhou aos seus fornecedores de comunicação e marketing, incluindo as agências de publicidade, um documento que estabelece novas práticas de relacionamento com o anunciante. A reportagem de Meio & Mensagem apurou que as instruções e normas de conduta estabelecidas neste mês já estão valendo para o setor de publicidade.

Segundo o ranking Agências & Anunciantes, a Telefônica foi a sexta maior compradora de mídia do País em 2015, com investimento de R$ 530 milhões, o que faz da marca Vivo a maior anunciante da área de telecom. A verba é dividida entre Africa, DPZ&T e Y&R.

Em reportagem publicada em sua edição desta segunda-feira, 25, o Valor Econômico informa que a Telefônica Vivo promove uma auditoria em seus contratos no departamento de marketing, que “deve levar ao descredenciamento de prestadores de serviços”. Segundo o jornal, o objetivo da auditoria é “verificar a existência de irregularidades em relação às normas adotadas em contratos e discordâncias em relação aos preços negociados”.

A reportagem de Meio & Mensagem entrou em contato com a Telefônica e as três agências de publicidade que dividem a conta do anunciante, mas nenhum deles quis se pronunciar oficialmente sobre o caso.

No final do ano passado, a Vivo realizou concorrência pela sua conta publicitária off-line, manteve Africa, DPZ&T e Y&R, que já a atendiam, e dispensou a DM9DDB. Na ocasião, também estava em curso outra disputa, não finalizada, pela verba online do anunciante, disputada por DM9DDB, Havas, Wunderman e um inédito consórcio formado por empresas da Publicis: AG2 Nurun, Espalhe MSLGroup e SapientNitro.

A diretoria de imagem e comunicação da Vivo, área da companhia responsável pelo relacionamento com as agências de publicidade, está vago desde junho, quando Cris Duclos deixou a empresa, na qual trabalhava desde 2008. Cris era subordinada ao chief revenue officer, Christian Gebara. Na semana passada, a empresa anunciou outra mudança, desta vez em sua estrutura organizacional para reunir sob a mesma vice-presidência todas as áreas relacionadas à transformação digital. A nova vice-presidência de estratégia digital e inovação passa a ser ocupada por Ricardo Sanfelice. Ele se reporta a Gebara, assim como as áreas de marketing e vendas.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • vivo

  • Telefonica

  • Agencias

  • marketing

  • comunicacao

  • relacionamento

  • Serviços

  • Auditoria

  • Práticas

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”