GPA concentrará foco em alimentação

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GPA concentrará foco em alimentação

Nesse movimento, grupo muda marca do e-commerce do Pão de Açúcar e faz primeira campanha institucional para o canal


7 de novembro de 2016 - 7h30

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Frame da primeira campanha institucional do e-commerce do Pão de Açúcar, criada por Havas e produzida pela Big Studios (Crédito: Divulgação)

O Grupo Pão de Açúcar está mudando o nome da operação de comércio eletrônico da bandeira Pão de Açúcar, que existe há 15 anos, e também investindo, pela primeira vez, numa campanha institucional para o canal. Antes conhecido como Pão de Açúcar Delivery, o serviço passa a se chamar paodeacucar.com.

Nilton Moura, gerente de marketing digital do Pão de Açúcar, explica a mudança de nome: “O termo delivery está hoje muito associado aos serviços de entrega de comida pronta, sendo que a operação de e-commerce da bandeira é algo muito maior e o ‘.com’ remete mais à abrangência do digital”, afirma. Assim, o nome paodeacucar.com carrega a força da marca e faz uma alusão direta ao negócio de venda online e o espírito que a companhia espera que ele tenha agora. Segundo o executivo, até então a plataforma não tinha foco em crescimento e não era vista como um e-commerce de fato. A situação muda a partir deste mês, quando o centro de distribuição do grupo localizado na capital paulista, próximo à Rodovia Anhanguera, passará a ser exclusivamente dedicado ao e-commerce e às bandeiras de proximidade (tanto do Pão de Açúcar quanto do Extra).

Esse novo olhar sobre a importância do e-commerce – principalmente para a vida do consumidor, que busca opções de atendimento em vários formatos – será abordado de forma divertida na campanha “Do nosso paodeacucar.com pra você”. Criado pela agência Havas e produzido pela Big Studios, o comercial que vai ao ar nesta segunda-feira, 7, utiliza animação 3D e apresenta situações em que as pessoas podem utilizar a compra online para ganhar tempo para fazer outras coisas. Um dos exemplos é uma senhora que usa o tempo que estaria no supermercado físico para passear e brincar com seu cachorro. Além de TV, o plano de mídia contempla OOH e digital (Facebook, Google, YouTube, mídia programática e portais, como UOL e Globo.com). Em Campinas (SP), também serão utilizados painéis digitais. As veiculações seguem até dezembro e a estratégia para 2017 está em definição, segundo Moura.

Novos rumos

Embora não divulgue os investimentos nas mudanças no e-commerce do Pão de Açúcar, coisa que o Grupo Pão de Açúcar – sob a gestão do Casino – parou de esconder é sua intenção de concentrar o foco dos negócios em alimentos. Isso significa sua disposição efetiva de vender a Via Varejo, que concentra as operações de Casas Bahia e Ponto Frio. O fato relevante divulgado ao mercado na quinta-feira, 3, afirmava que o Conselho de Administração havia autorizado a diretoria da companhia a “dar início a um processo de avaliação de alternativas estratégicas envolvendo o seu investimento na Via Varejo S.A”, confirmando que a iniciativa está alinhada à estratégia da companhia de priorizar o desenvolvimento do negócio alimentar, principal atividade do Grupo Pão de Açúcar.

Nos últimos quatro anos, 80% dos investimentos do GPA teriam sido dedicados à área alimentar, que envolve também as bandeiras Extra e Assaí.
O jornal Valor Econômico cita o grupo alemão Steinhoff como um dos primeiros interessados em adquirir a operação de eletroeletrônicos do Casino. A Via Varejo é o maior anunciante do País, com investimentos (com desconto) em 2015 de R$ 900 milhões, segundo o ranking Agências e Anunciantes, publicado por Meio & Mensagem.

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