Ambiente do marketing está fértil para startups

Buscar

Ambiente do marketing está fértil para startups

Buscar
Publicidade

Marketing

Ambiente do marketing está fértil para startups

VR, streaming, inteligência artificial e chatbots são alguns dos negócios promissores


29 de maio de 2017 - 9h28

Realidade virtual, inteligência artificial, chatbots, games, vídeos, streaming, programática. Não faltam áreas relacionadas ao marketing que demandam serviços e oferecem oportunidades para o surgimento de startups. A demanda de plataformas que se especializem em serviços relacionados à tecnologia e marketing é cada vez maior. “O marketing e a publicidade apresentam enormes oportunidades para aqueles que sabem identificar problemas e antecipar soluções, principalmente nas novas formas de publicidade online”, diz André Barrence, diretor do Campus São Paulo e do Google for Entrepreneurs.

As oportunidades são ainda maiores em um país como o Brasil que está em 5º lugar no ranking dos países com empreendedores ‘mais determinados’, segundo estudo da Expert Market, publicado na Fast Company. De acordo com Flavio Pripas, diretor do Cubo Coworking Itaú, quem pretende ter sua startup e aproveitar as oportunidades deve focar em teste e execução. “Uma boa ideia não vale nada se não for compartilhada com outras pessoas. O dito de que empreendedores não devem contar essa ideia para outras pessoas até executá-la é um dos principais mitos. Quanto mais pessoas ouvirem sua proposta, mais poderão contribuir para melhorá-la. Não tenha medo de revelar sua ideias para quem pode contribuir, tanto investindo financeiramente quanto com boas considerações”, diz Pripas.

Para André Barrence, engajamento e interação com os consumidores têm sido palavras importantes na hora de se desenvolver um novo projeto. Ele também defende que não basta somente a ideia. “É preciso procurar clareza do real problema endereçado, foco no desenvolvimento de produtos essenciais à vida dos usuários e, consequentemente, com reais perspectivas de monetização e crescimento. Com isso, terá soluções aderentes à nossa realidade e com potencial de impactar a vida de milhões de usuários”, diz Barrence.

Ainda de acordo com o diretor do Google Campus, startups de sucesso são baseadas em muito trabalho dedicado na construção de negócios duradouros. “A capacidade de resiliência, rápido aprendizado e maturidade dos empreendedores são condições indispensáveis para a construção do sucesso em qualquer etapa da jornada”, diz Barrence. Ele cita como exemplos empresas como a Social Miner, uma das startups residentes do Campus, que está usando Inteligência Artificial para um marketing mais humanizado.

Em março deste ano, durante o Accelerator Pitch Event, no SXSW, ficaram claras algumas oportunidades e tendências em startups dentre as vencedoras. A Lampix, de São Francisco, desenvolveu um software que melhora a solução de realidade aumentada. A Laugh.ly, de São Francisco, criou um aplicativo de streaming especializado em comediantes e a Brizi, de Toronto, monetiza conteúdo feito por torcedores em estádios.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    Aude Gandon esteve no País uma semana antes da Páscoa e falou com exclusividade ao Meio & Mensagem, exaltando força comercial e cultural da categoria

  • Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Marca da Coty, antes restrita a produtos para o corpo, apresenta a linha Monange Facial, desenvolvida para a pele das brasileiras