“As marcas não devem se alienar”, diz CMO da Ambev

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“As marcas não devem se alienar”, diz CMO da Ambev

Ricardo Dias reforça a importância de que, neste momento, o marketing repense seu papel na sociedade, reflita e faça uma autocritica

Luiz Gustavo Pacete
25 de março de 2020 - 13h03

 

Ricardo Dias: “Minha recomendação é fazer e não só comunicar, ou seja, faça e não fale”

Nos últimos dias, a Ambev vem aparecendo nos levantamentos feitos pela MindMiners, a pedido de Meio & Mensagem, como uma das empresas que possuem ações associadas ao combate ao novo coronavírus. Na última semana, a companhia anunciou a fabricação de 500 mil unidades de álcool gel para doar a hospitais da rede pública. Na noite desta terça-feira, 24, em parceria com o Hospital Albert Einstein e a Gerdau, anunciou também a construção de um hospital em 40 dias para atender pessoas com a Covid-19.

Apesar de os projetos não terem sido concebidos na área de marketing e sim em outros departamentos da companhia e do cuidado da empresa em deixar claro que não se trata de ações de marketing, eles reforçam a percepção dos consumidores sobre o papel das marcas neste momento. E sobre o papel do marketing em tempos de crise, Ricardo Dias, CMO da Ambev, reforça que é necessário que a área analise sua função na sociedade e que as marcas, em geral, não se alienem.

Meio & Mensagem – Como você enxerga o papel das marcas em um momento como este e qual a importância do propósito?
Ricardo Dias – Esse momento nos convida a analisar qual é o nosso papel dentro da sociedade. É um momento de reflexão e autocrítica. E é também uma responsabilidade muito grande. Temos que dar luz a temas importantes socialmente e colocar em prática ideias que façam diferença no mundo.

M&M – Qual o desafio de fazer marketing neste momento? Como envolver outras áreas além do marketing e qual a importância dessa ação?
Ricardo – No cenário atual, qualquer marca no mundo deve deixar de falar e começar a fazer. E principalmente não ser alienada ao que está acontecendo no mundo. Com a Cervejaria Brahma, por exemplo, fizemos um vídeo super bonito com a Regina Casé encorajando as pessoas a passarem por esse momento, que será muito difícil, com força e próximos daqueles que amamos.

M&M – Quais os aprendizados de resiliência, inovação que você tira desse momento e qual o papel do líder de marketing nessas horas?
Ricardo – Ainda é muito cedo para falar sobre as lições e aprendizados que esse momento irá nos trazer. O mundo inteiro está aprendendo a lidar com esse cenário que, certamente, muitos de nós nunca tínhamos vivenciado. É um desafio! Trabalhar de casa é algo novo para muita gente. Como líder, acredito que a gente tem que criar uma rotina de trabalho. É claro que trabalhar de casa nunca será igual a trabalhar do escritório. O ambiente é outro, existem dinâmicas diferentes. Eu mesmo estou trabalhando de casa e minhas filhas estão aqui comigo. Elas não entendem necessariamente o que está acontecendo e os horários. A fronteira entre o profissional e as pessoas deixa de existir. E tudo bem nisso. Só precisamos estar atentos e não agir como se tudo estivesse normal. Empatia é a palavra do momento. E, de verdade, acredito que todos nós vamos sair dessa crise muito melhores. Talvez a gente saia dessa situação com uma nova percepção sobre o trabalho e sobre a nossa relação com os outros. E quando tudo isso passar, seremos melhores profissionais, melhores pessoas e uma sociedade melhor.

M&M – Por fim, o que você recomenda ao mercado, às marcas e ao marketing em um momento tão difícil?
Ricardo – Minha recomendação é fazer e não só comunicar, ou seja, faça e não fale.

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