Videoconferência vira rotina em home office

Buscar

Videoconferência vira rotina em home office

Buscar
Publicidade

Marketing

Videoconferência vira rotina em home office

Hangout, Microsoft Teams, Skype, Zoom, Facebook Messenger e WhatsApp estão entre as opções mais usadas; conheça as características de cada uma


17 de abril de 2020 - 6h00

Zoom é a opção usada pela entidade do mercado de eventos Apresenta Rio (Crédito: Divulgação)

A mudança do formato de trabalho para home office em meio à pandemia do coronavírus fez um mercado específico ver o número de seus usuários crescer de forma exponencial. As videoconferências tornaram-se essenciais para manter o funcionamento dos mais variados segmentos, sendo utilizadas também para transmissão de eventos, desde lives do mercado a shows de músicas, até reuniões corporativas e encontros familiares e com amigos. Veja abaixo algumas das  plataformas mais utilizadas e suas características:

Zoom

Oferecendo serviços de reuniões por vídeo e voz, além de webinars, a plataforma viu o seu número de usuários explodir, mas nos últimos dias teve sua imagem arranhada ao serem divulgadas informações de problemas da plataforma em relação à privacidade e segurança. Após ter dados roubados por hackers e eventos invadidos, algumas empresas deixaram de usar o Zoom. Entre elas, a Siemens e a Tesla, e também a Anvisa, no Brasil. Tentando entregar mais segurança aos seus usuários, a plataforma informou na quarta-feira, 15, que fez uma série de atualizações para evitar que estas situações se repitam. O Zoom permite até 100 pessoas em uma reunião e, na forma gratuita, chamadas de até 40 minutos.

Google Hangouts e Meet

O Google tem algumas plataformas de comunicação disponíveis. O Hangout é um aplicativo de texto, áudio, vídeo e compartilhamento de arquivos e fotos voltado para o público comum. Já o Google Meet, antes Hangouts Meets, já tem como foco videoconferências e o uso profissional, e inicialmente não estava disponível para todos os que têm uma conta do Google, mas sim para quem assina o pacote de produtos para empresas, escolas etc.  Este mês, ele foi renomeado para Google Meet e segue como um concorrente direto do Zoom. Neste formato, permite reuniões para até 250 pessoas. Como vantagens, as ferramentas do Google permitem a sincronização com todos os serviços da empresa.

Skype e Microsoft Teams

As duas plataformas foram criadas pela Microsoft. Antigo conhecido do mercado, o Skype conta com versões gratuitas na web e também o app. Permite chamadas de áudio e vídeo com grupos de até 50 pessoas. Já o Microsoft Teams é uma solução de vídeo conferência que faz parte do pacote de ferramentas corporativas da empresa, mas seu uso foi liberado pela Microsoft  durante a pandemia do novo coronavírus. Com grande alcance, comporta até 10 mil participantes.

WhatsApp

Extremamente popular no Brasil, o WhatsApp também pode ser usado para vídeo chamadas, mas tem como restrição a possibilidade da participação de apenas quatro pessoas. Mesmo assim, destaca-se por seu alcance e por ser gratuito.

Facebook Messenger

Rede social também de grande popularidade no Brasil, onde tem milhões de usuários e um de seus principais mercados, o Facebook permite a realização de vídeo conferências pelo Messenger. A vantagem fica também por seu grande alcance na população brasileira; basta ter uma conta para usar a ferramenta.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • YouTube continua relevante para os gamers?

    YouTube continua relevante para os gamers?

    Mesmo com o advento de outras plataformas de vídeo online, o YouTube trabalha em ferramentas para se manter relevante para esse público

  • As estratégias da Hering após a fusão de Arezzo e Grupo Soma

    As estratégias da Hering após a fusão de Arezzo e Grupo Soma

    Para o CEO, Thiago Hering, movimento deve catalisar a transformação da companhia que quer se posicionar como marca desejo e aposta em megalojas