Fiat volta às raízes em novo posicionamento

Buscar

Marketing

Publicidade

Fiat volta às raízes em novo posicionamento

Montadora abandona logo e slogan atuais e retoma raiz ítalo-brasileira. Mudança foi promovida em parceria com a Ana Couto

Salvador Strano
22 de julho de 2020 - 14h19

Comunicação da marca busca reconexão (Crédito: divulgação)

A Fiat inaugurou nessa quarta-feira, 22, seu novo posicionamento de marca. As mudanças incluem novo logo, identidade visual e assinatura da marca. O objetivo da empresa é resgatar valores centrais que estiveram presentes em sua história no Brasil, como a mistura de nacionalidades entre Brasil e Itália.

A virada de chave chega em um momento de reconhecimento interno da empresa que era necessário tomar um rumo diferente do que o que vem sendo seguido nos últimos anos. Isso porque a marca perdeu market share no segmento e sofreu junto ao setor com as crises econômicas da última década.

Com auxílio da Ana Couto, a empresa realizou cinco principais mudanças nesse novo ciclo. Primeiro, promoveu a saída do logo vermelho, que agora passa a ser a marca escrita – o primeiro modelo a implementar essa mudança foi a nova versão da Strada; depois, redesenhou a arquitetura das concessionárias, que terão um novo layout e contam com a parceria do café Illy, que implementará cafeterias dentro das lojas.

Além disso, o terceiro pilar de inovação será na reestruturação dos procedimentos de atendimento ao consumidor, tanto durante a venda quanto no pós. O quarto pilar de mudança é nas ferramentas digitais que impulsionam o processo de escolha dos clientes. Para isso, os sites da marca foram redesenhados a partir de estudos envolvendo dados coletados sobre o comportamento do consumidor dentro dessas plataformas.

Há, ainda, a mudança na publicidade da montadora, que passa a abordar sua própria comunicação de forma mais leve e humorada. “Vamos buscar a reconexão no instante que ele é impactado por uma peça publicitária. Tudo isso é vestido de uma forma que seja coerente com o momento que a marca está passando”, afirma Frederico Battaglia, CMO da FCA.

A montadora passa a adotar, também, a assinatura “Fiat, a Paixão que Move”. Antes, era “Movidos pela Paixão”.

 

 

*Crédito da imagem no topo: divulgação

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Frederico Battaglia

  • Fiat

  • Ana Couto

  • rebranding

  • montadoras

  • Automóveis