Profarma entra no varejo farmacêutico
Distribuidora de medicamentos e produtos de higiene pessoal compra as redes Drogasmil e Farmalife e passa a disputar o concorrido varejo farmacêutico brasileiro
Distribuidora de medicamentos e produtos de higiene pessoal compra as redes Drogasmil e Farmalife e passa a disputar o concorrido varejo farmacêutico brasileiro
Meio & Mensagem
21 de janeiro de 2013 - 8h55
A Profarma acaba de entrar do varejo farmacêutico com a compra das redes Drogasmil e Farmalife por R$ 87 milhões. Segundo o jornal Valor Econômico, o negócio já está provado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e envolve a aquisição de 85 estabelecimentos com vendas da ordem de R$ 332,8 milhões em 2012.
A meta é conquistar espaço em um mercado que, segundo a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), registrou vendas líquidas de R$ 20,6 bilhões em 2011, alta de 26% ante o exercício anterior. O avanço remete à onda de fusões realizadas entre as drogarias brasileiras em 2011. A união entre Drogasil e DrogaRaia, Drogaria São Paulo e a Drogaria Pacheco, além da compra de diversas rede regionais pela Brazil Pharma, do banco BTG, são as principais iniciativas que contribuíram para acelerar o processo de consolidação do setor.
"Não temos a pretensão de ser a maior no setor de farmácias, mas queremos ter uma plataforma relevante no mercado brasileiro", disse Max Fischer, diretor financeiro e de relações com Investidores da Profarma, em entrevista para o Valor. Fundada há 51 anos no Rio de Janeiro, a Profarma tem a sua história ligada à distribuição de medicamentos e itens de higiene pessoal. Já as marcas Drogasmil e Farmalife pertenciam desde 2010 ao grupo mexicano Casa Saba, que resolveu aglutinar os seus negócios no México e no Chile.
Compartilhe
Veja também
Tortuguita: a estratégia da Arcor para se conectar com diferentes gerações
Personagem da fabricante de chocolates ancora as estratégias de marca e comunicação e permite a exploração de collabs e experiências
Campanha expõe o impacto do trabalho invisível das mulheres
Criada pela agência Calia, a ação conscientiza sobre como o acúmulo de tarefas domésticas impacta a vida profissional e pessoal das mulheres