Marketing
Sky: entretenimento e storytelling
A operadora de TV por assinatura foi além da tecnologia para se tornar uma companhia que leva diversão em família na segurança da casa do consumidor
A operadora de TV por assinatura foi além da tecnologia para se tornar uma companhia que leva diversão em família na segurança da casa do consumidor
Meio & Mensagem
17 de agosto de 2015 - 9h29
Em 2006, a mexicana Sky (fruto da aliança entre British Sky Broadcasting, News Corporation, Liberty Media e Televisa) e a americana DirecTV se fundiram, e ao Brasil foi servida uma verdadeira sopa de letrinhas: Sky + DirecTV. Mas o mercado, na época, estava indigesto. As marcas em atividade eram frias e distantes do consumidor. Neste contexto, o nome da empresa precisava ser revisto. Sai DirecTV, fica Sky, só Sky.
O desafio seguinte era a cor. E se fosse o azul, associada ao céu? “Optamos pelo vermelho, uma cor quente, próxima”, diz Marcelo Miranda, que acaba de deixar a direção de marketing da Sky para assumir um posto no Grupo Jereissati. “Estávamos iniciando a construção de um posicionamento. Não seríamos tecnologia por tecnologia, mas, sim, uma companhia inovadora, focada em atender bem, levar entretenimento e proporcionar diversão em família”, diz Mauro Silveira, vice-presidente de atendimento da FCB Brasil.
Leia também:
– Friboi: do anonimato ao mercado global
– Propaganda que constrói marcas traz Itaú
– Meio & Mensagem estreia série especial
– Ipiranga: óleo, graxa e paixão nacional
Essa história é contada com detalhes na edição do especial #Propaganda ConstróiMarcas que contempla os bastidores da construção de marca da Sky. Semanalmente, Meio & Mensagem publica uma reportagem especial do projeto que reúne dez marcas. O primeiro case foi o de Havaianas que contou passo a passo a história da marca de chinelos de borracha que se tornou objeto de desejo das celebridades. O segundo foi do banco Itaú que trouxe os bastidores da construção de marca do banco que não quer parecer um banco e a Friboi que saiu do anonimato para a liderança no mercado de alimentos. Na semana passada, a marca em destaque foi a Ipiranga.
O principal objetivo do #PropagandaConstróiMarcas é mostrar a contribuição e a importância das agências de propaganda na construção de importantes marcas brasileiras. Durante as próximas semanas serão apresentados os bastidores de outras marcas como Skol, Fiat, Coca-Cola, Dove e Amanco.
Compartilhe
Veja também
Rock in Rio e Itaú promovem Dia Brasil na edição dos 40 anos do festival
Iniciativa inédita foi elaborada entre o banco e a organização do Festival e levará 72 artistas brasileiros para se apresentarem ao longo do dia 21 de setembro
Quais as prioridades dos profissionais de marketing para os negócios?
Edição 2024 do relatório Anual de Marketing Global da Nielsen indica que os profissionais estão mais inclinados a investir em performance do que em construção de marca