Turquia: crowdfunding paga anúncio no NYT

Buscar

Mídia

Publicidade

Turquia: crowdfunding paga anúncio no NYT

Peça irá justificar os protestos na Turquia, numa ação independente que recebeu doações de todo o mundo


3 de junho de 2013 - 7h08

Cidadãos envolvidos nos protestos que tomaram conta da Turquia nos últimos dias e se tornaram foco do noticiário internacional conseguiram, em pouco mais de um dia, dinheiro suficiente para bancar um anúncio de página inteira na edição da terça-feira 4 no The New York Times. Para tanto, usaram o site de crowdfunding Indiegogo.

O objetivo é sensibilizar o mundo ocidental para a motivação da série de protestos que tiveram início na segunda-feira 27. O estopim da crise foi uma manifestação pacífica contra o fechamento de um parque no centro de Istambul para a construção de um shopping – definido pelo Guardian como uma edificação “cafona em estilo otomano”. As manifestações aumentaram após o movimento ter sofrido dura repressão do governo turco. Protestos tomaram o restante do País, levando às ruas turcos insatisfeitos com medidas do primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, tidas como conservadoras.

Ocupem as páginas do NYT
Um usuário, identificado como Oltac Unsal, postou o projeto “Full Page Ad for Turkish Democracy in Action: OccupyGezi for the World” (algo como “Anúncio de página inteira para a Democracia Turca em Ação: OccupyGezi para o Mundo”) no Indiegogo. A meta era chegar a US$ 52 mil dólares – mas entre a meia noite do domingo 2 e o fim da tarde desta segunda-feira 3 o projeto já havia batido US$ 67,4 mil.

O valor foi definido, de acordo com Unsal, após negociação com o jornal. “Se aprontarmos o texto e a arte hoje, fomos informados de que será publicado em dois dias (apesar de que oficialmente possa sair em sete dias)”, escreveu o autor, na manhã desta segunda-feira 3. Segundo consta na página do projeto, “continuaremos coletando doações e os doadores decidir o que ser feito com as sobras”. A íntegra do texto pode ser lida na página do Indiegogo. Já no início, ataca o governo de Erdogan. Leia um trecho em português:

“A resposta violenta para um protesto pacífico para salvar o Gezi Park, em Istambul, simboliza um governo autocrático que, de forma crescente, viola os direitos civis de seus cidadãos. Nós esperamos que haja novo diálogo – um que restaure a confiança dos cidadãos da Turquia num governo que a posicionou como uma potência econômica global, mas que agora está ganhando reconhecimento ao redor do mundo por uma apologia dura à retaliação policial que afeta um dos pilares da democracia.”

O anúncio será assinado por “Povo Turco”, seguido da frase “Esta declaração foi custeada coletivamente por indivíduos preocupados de todo o mundo” 

wraps

Publicidade

Compartilhe