Perfis de grandes influencers voltam a ganhar fôlego em 2021

Buscar

Perfis de grandes influencers voltam a ganhar fôlego em 2021

Buscar
Publicidade

Mídia

Perfis de grandes influencers voltam a ganhar fôlego em 2021

Procura de marcas por influenciadores com mais de 100 mil e com 1 milhão de seguidores cresceu 24,3% e 34,9%, respectivamente


17 de março de 2021 - 15h20

Os influenciadores digitais são uma das grandes apostas para ações de marketing das marcas em redes sociais. A procura por formadores de opinião foi intensificada em 2020, ano do surgimento da pandemia do coronavírus. Estudo realizado pela Socialbakers,  plataforma que promove soluções para a otimização de performance corporativa em redes sociais, indicou que as empresas voltaram a investir em mega e macroinfluenciadores.

 

Quando comparada com o ano passado, procura por grandes influenciadores cresceu em 2021 (Crédito: Unsplash/matfelipe)

 

De acordo com o levantamento, os anunciantes aumentaram a procura por influenciadores com mais de 100 mil seguidores em 24,3%. Já para aqueles que contam com um público de 1 milhão de pessoas ou mais, a procura subiu em 34,9%. Foram analisados perfis de influencers que realizaram a postagem de conteúdo patrocinado nas redes sociais, sinalizados pelo uso das hashtags #sp, #paid, #promo e #ad.

O resultado apresenta um fenômeno que vai contra a tendência apresentada pela companhia no ano passado. Ainda em 2020, a Socialbakers indicou que perfis de celebridades perderam público e que nano e microinfluencers com produção de conteúdo mais nichado – que chamaram a atenção do mercado e dos usuários ao longo do segundo semestre – encararam queda no final do ano. 

“O aumento no uso de formadores de opinião com mais de 100 mil ou mais de 1 milhão de seguidores foi uma surpresa. E essa é uma tendência que deve ser monitorada e que deve seguir ocorrendo agora em 2021”, estima Alexandra Avelar, country manager da Socialbakers.

Conforme indica o estudo, ainda que profissionais de marketing continuem direcionando ações para formadores de opinião menores, o conjunto de perfis de celebridades e grandes figuras com mais de 1 milhão de followers no Instagram foi o único a crescer no último trimestre do ano passado em relação ao mesmo período de 2019. O aumento registrado chegou a 3,31%.

Crescem as publicações sinalizadas

A prova de que as marcas estão investindo cada vez mais em ações de marketing com influenciadores é o crescimento da utilização da hashtag #ad em posts feitos no Brasil. De janeiro a março deste ano, o estudo revelou um aumento de 40,5% na sinalização das postagens em comparação ao trimestre passado. A indicação foi aplicada a 5.721 publicações. 

Ainda que o aumento seja significativo, o resultado expressa uma diminuição de 7,44% em 2020 quando comparada à análise do mesmo intervalo em 2019. Já em comparação com estimativas de outros países, a queda no uso da hashtag é ainda maior: de 17,6%. 

O ranking das figuras públicas mencionando marcas apresentado pela Socialbakers conta com nomes como Gicely Rafaela, com 1,2 milhões de seguidores no Instagram e um acúmulo de mais de 12 milhões de interações, e Ademara, com um público de mais de 300 mil pessoas que geram engajamento de quase 1 milhão de interações. 

 

*Crédito da imagem no topo: mrPliskin/iStock

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    Globo anuncia que as inscrições para a temporada do reality no próximo ano serão feitas apenas por duas pessoas que tenham um laço afetivo

  • Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Nova plataforma terá seções das marcas Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic, além de novos planos de assinatura