Presidente do Bradesco é indiciado na Operação Zelotes

Buscar

Presidente do Bradesco é indiciado na Operação Zelotes

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

Presidente do Bradesco é indiciado na Operação Zelotes

Ministério Público irá avaliar relatório da Polícia Federal que apura manipulações em decisões do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf); banco divulgou posicionamento a respeito


31 de maio de 2016 - 16h34

BradescoExplica_575

Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente do Bradesco, e outras nove pessoas foram indiciadas na Operação Zelotes, da Polícia Federal (PF). O relatório da PF foi recebido pelo Ministério Público Federal no Distrito Federal nesta terça-feira, 31.
A operação Zelotes investiga manipulações que teriam levado à venda de sentenças do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). Segundo o relatório, existe suspeita de que o banco, por meio de uma consultoria, tenha tentado corromper conselheiros do Carf e, assim, conseguir se livrar de multas do órgão ou atenuar penalizações.
Somente após avaliar o relatório e pedir mais informações, o Ministério Público deve decidir se apresenta denúncia de corrupção ativa contra Trabuco.
O Grupo RBS também foi apontado como suspeito na Operação Zelotes. Em outubro do ano passado, divulgou o seguinte comunicado:
Todos os honorários advocatícios relacionados à defesa do Grupo RBS em processo no Carf iniciado em 2000 e concluído após 11 anos foram, como sempre, devidamente contabilizados e informados às autoridades competentes. A RBS jamais celebrou qualquer tipo de contrato nem manteve qualquer vínculo profissional de espécie alguma com a empresa N&P Planalto Soluções e Negócios, pessoas a ela vinculadas ou com o ministro do TCU Augusto Nardes”.
No caso do Bradesco, a reação do mercado, foi rápida. De acordo com o jornal Valor Econômico, às 15h45, as ações do Bradesco PN recuavam 4,62% e Bradesco ON, 3,38%, liderando as perdas do Ibovespa. O banco emitiu o seguinte comunicado a respeito:
O Bradesco informa que não houve contratação dos serviços oferecidos pelo grupo investigado. Acrescenta que foi derrotado por seis votos a zero no julgamento do Carf. O Bradesco esclarece ainda que o presidente da instituição, Luiz Carlos Trabuco Cappi, não participou de qualquer reunião com o grupo citado.
O mérito do julgamento se refere à ação vencida pelo Bradesco em todas as instâncias da Justiça, em questionamento à cobrança de adicional de PIS/Cofins. Esta ação foi objeto de recurso pela Procuradoria da Fazenda no âmbito do Carf.
O Bradesco irá apresentar seus argumentos juridicamente por meio do seu corpo de advogados”.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário