E a marca mais escolhida no mundo é…

Buscar

E a marca mais escolhida no mundo é…

Buscar
Publicidade

Marketing

E a marca mais escolhida no mundo é…

Pelo segundo ano consecutivo, Coca-Cola lidera os rankings global e nacional do Brand Footprint, que aponta as campeãs do PDV de acordo com números da Kantar Worldpanel


14 de maio de 2014 - 1h20

Pelo segundo ano consecutivo, a Coca-Cola ocupa a primeira posição do ranking Brand Footprint, realizado pela Kantar Worldpanel, cujo objetivo é determinar as marcas mais escolhidas pelos consumidores no mundo todo. Colgate (2º), Nescafé (3º), Maggi (4º) e Pepsi (5º) completam o Top 5.

O resultado do ranking global – que avalia mais de 200 categorias de bens de consumo em 35 países, com uma amostra representativa de mais de 956 milhões de domicílios – foi divulgado nessa quarta-feira 14. Os números são baseados no consumo dentro dos lares.

Diferentemente dos tradicionais rankings que estimam o valor de mercado das marcas a partir principalmente de índices financeiros, a colocação no ranking Brand Footprint depende objetivamente da quantidade de vezes que uma marca foi escolhida pelo consumidor no ponto de venda. A pontuação é calculada a partir de uma métrica chamada Consumer Reach Points, que leva em conta tanto o número efetivo de pessoas responsáveis pelas compras do lar que adquiriram os produtos quanto a frequência de aquisição, ao longo de um ano.

Segundo a Kantar, apenas 16 marcas foram escolhidas mais de um bilhão de vezes pelos consumidores, no mundo todo, entre outubro de 2012 e setembro de 2013. Veja no quadro abaixo:

wrapswraps

Coca-Cola é a nº1 também no Brasil

A Coca-Cola foi a vencedora, também pelo segundo ano consecutivo, na versão brasileira do ranking das marcas mais escolhidas. Ypê, em segundo lugar, e Colgate em terceiro lugar, também mantiveram suas posições.

Tang, que subiu um posto para assumir a quarta colocação, e Omo, que caiu para a quinta posição, completam o Top 5.

No Brasil, o estudo envolve 170 categorias dentro dos setores de bebidas, alimentos, higiene e beleza, saúde e limpeza. Não são levadas em conta marcas próprias, nem as categorias de tabaco, fraldas, baterias, pet food, produtos frescos e bebidas alcoólicas que não sejam cervejas.

A amostra de 8.200 lares das cinco regiões do País representa um universo de 49 milhões de domicílios, com uma cobertura de 82% da população. A edição nacional 2014 do Brand Footprint considera as compras feitas entre outubro de 2012 e setembro de 2013, no período de 52 semanas.  

Metodologia

A métrica Consumer Reach Point é calculada em cima do número de pessoas que compram uma marca e da frequência com que compram. Cada vez que é escolhida pelo consumidor no ponto de venda, a marca ganha um ponto. Quando dois produtos de uma mesma marca, mas de diferentes categorias, são escolhidas pelo consumidor durante uma compra, dois pontos são registrados para a marca. Por exemplo, se um consumidor adquirir um creme dental Colgate e uma escova de dentes Colgate na mesma compra, dois pontos de alcance são computados para a Colgate.

Quando um produto tem uma marca-mãe ou expõe o endosso de seu fabricante na embalagem, foram consideradas para o ranking as marcas-filhas. Por exemplo, as marcas Nescau e Ninho, da Nestlé, são classificadas individualmente.

As diferentes marcas que pertencem a um mesmo fabricante também contam pontos separadamente. No caso da Coca-Cola, os números da marca mais escolhida pelos brasileiros incluem as de Coca-Cola Zero, mas as vendas das marcas Fanta, Sprite e Kuat são registradas individualmente.

Leia a íntegra da matéria sobre as 50 marcas mais escolhidas no Brasil na edição 1609, de 12 de maio, exclusivamente para assinantes de Meio & Mensagem, disponível nas versões impressa ou para tablets Apple e Android

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Dove aposta em especialista em IA para incentivar beleza sem padrões

    Dove aposta em especialista em IA para incentivar beleza sem padrões

    Como embaixadora de Dove pela Real Beleza, Heloisy Pereira Rodrigues, formada em IA, trabalhará junto a marca em iniciativas da IA a favor da beleza sem padrões

  • Nivea usa gamificação para falar de cuidados com a pele

    Nivea usa gamificação para falar de cuidados com a pele

    Iniciativa acontecerá presencialmente em São Paulo, Campinas e Curitiba para democratizar conhecimento sobre a pele