América Móvil anuncia compra da Nextel
Aquisição no valor de US$ 905 milhões ainda depende de aprovação da Anatel e do Cade
Aquisição no valor de US$ 905 milhões ainda depende de aprovação da Anatel e do Cade
Fernando Murad
18 de março de 2019 - 12h50
O grupo mexicano América Móvil, controlador de Claro, Embratel e Net no Brasil, anunciou nesta segunda-feira, 18, a compra da operação da Nextel por US$ 905 milhões, sem inclusão das dívidas. A Nextel é controlada pela NII Holdings (70% das ações) e pela AI Brazil Holdings (30%). O negócio ainda depende da aprovação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
A aquisição, de acordo com comunicado do grupo mexicano, fortalecerá a capacidade de rede móvel, o portfólio de serviços, a base de assinantes e a cobertura da Claro, especialmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, principais mercados do País.Vice-líder do mercado nacional, a Claro encerrou 2018 com 56,4 milhões de clientes (24,61% de participação do mercado), atrás da Vivo, com 73,1 milhões (31,91%). Já a TIM tem 55,9 milhões (24,39%) e Oi, 37,7 milhões (16,44%). A Nextel é a líder das prestadoras de pequeno porte — empresas que detêm menos de 5% do mercado — com 3,3 milhões de linhas. Na sequência aparecem Algar (1,2 milhão), Porto Seguro (825 mil), Datora (397mil) e Sercomtel (62 mil).
A Claro foi o sétimo maior anunciante do País em 2017, com investimento em mídia da ordem de R$ 503,8 milhões, segundo o ranking Agências & Anunciantes. Já a Nextel fez aporte de R$ 21,7 milhões (210ª posição no ranking). A Nextel é atendida pela Tribal, enquanto a Claro, pela Talent Marcel.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros