Cigarro e propaganda: Senado aprova MP
Presidente Dilma Roussef ainda pode vetar dispositivo que regulariza ações de marketing de cunho institucional por fabricantes de cigarro
Presidente Dilma Roussef ainda pode vetar dispositivo que regulariza ações de marketing de cunho institucional por fabricantes de cigarro
Meio & Mensagem
23 de novembro de 2011 - 11h23
O Senado aprovou na noite da terça-feira 22 a medida provisória que, dentre outros temas, regulariza a permissão às empresas fabricantes de cigarro para a realização de ações de marketing de cunho institucional, como patrocínios a eventos e premiações.
A Medida Provisória 540/2011 trata do aumento de preços e impostos de cigarros e estabelece uma série de restrições para a indústria do cigarro. Mas estabelece que as medidas não se estendam à divulgação institucional dos fabricantes, permitindo, de acordo com o texto, “qualquer modalidade de informação ou comunicação que não se refira ao produto em si mas sim a empresa ou instituição visando a disseminação de sua marca e imagem e não a promoção de seus produtos”.
A proposta foi aprovada com apoio da bancada governista. A MP-540 segue agora para sanção da presidente Dilma Roussef.
No entanto, os líderes do governo se comprometeram a solicitar o veto presidencial ao dispositivo que regulariza a propaganda institucional para os fabricantes de cigarro, sob a justificativa que a permissão entraria em choque com Convenção-Quatro para o Controle do Tabaco, da qual o Brasil é um dos 170 países signatários.
O tratado internacional dispõe de diversas medidas para reduzir a epidemia do tabagismo. As advertências nos maços de cigarros estão incluídas entre as diretrizes da Convenção, assim como o banimento total da publicidade de cigarros.
Compartilhe
Veja também
Nike e NFL renovam parceria de materiais esportivos até 2038
Parceria reforça expansão global do esporte, além do desenvolvimento e capacitação dos atletas
As collabs mais inusitadas – e estratégicas – de 2024
Bauducco e Cimed, Risqué e Doritos e Boticário com Paçoca Amor são algumas das parcerias que geraram produtos para captar a atenção dos consumidores de diferentes universos ao longo do ano