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Companhias aéreas que criaram suas próprias crises

Oscar Muñoz, CEO da United (foto), pede desculpas após episódio em que passageiro é arrastado da aeronave por overbooking


11 de abril de 2017 - 14h02

A imagem que circulou nas redes sociais nesta segunda-feira, 10, de um passageiro do voo 3411 da United, com destino a Louisville (Kentucky) e origem no aeroporto O’Hare de Chicago (Illinois), sendo expulso da aeronave após um overbooking, levou o CEO da companhia, Oscar Muñoz, a pedir desculpas publicamente.

 

oscar

Oscar Muñoz, CEO da United, pediu desculpas pela violência contra o passageiro (Crédito: Divulgação)

“Peço desculpas por ter tido que reacomodar estes passageiros. Nossa equipe está trabalhando de forma urgente com as autoridades para fazer nossa própria revisão detalhada do que aconteceu”, disse Muñoz. De acordo com um comunicado divulgado pelo Departamento de Aviação de Chicago, o policial que tirou o passageiro da aeronave foi afastado temporariamente. De acordo com informações que circulam na imprensa, os comissários da empresa teriam pedido quatro voluntários para desistir do voo em troca de US$ 400 e, depois, US$ 800.

Na tarde desta terça-feira, 11, as ações da United Continental, dona da United Airlines, apresentou queda de 3,7% diante da repercussão do caso. Estima-se que a empresa pode perder cerca de US$ 830 milhões em valor de mercado. Incidentes e, em alguns casos, trapalhadas, são comuns no dia-a-dia de muitas companhias aéreas. Veja alguns casos em que as empresas criaram suas próprias crises.

gol

Pai do garoto “extraviado” pela Gol

Dezembro de 2016
Gol pede desculpas após “extraviar” garoto
O vice-presidente de operações da Gol Sérgio Quito veio a público, no final do ano passado, pedir desculpas após a empresa ter “extraviado” um garoto de seis anos. Wanderson Romão, pai do menino, pagou uma taxa de R$ 100 para serviço de acompanhamento do menor. No entanto, ao invés de o menino desembarcar em Vitória, no Espirito Santo, ele foi para Curitiba. A empresa se pronunciou após uma foto do pai viralizar nas redes sociais.

Junho de 2014
KLM se desculpas após piada com mexicanos
A holandesa KLM teve que pedir desculpas por uma piada com mexicanos feita no Twitter. No post, a empresa fazia referência à eliminação do México pela Holanda na Copa do Mundo. A foto mostrava uma placa de “partidas” em um aeroporto com a frase “Adiós Amigos”. A brincadeira causou a indignação de atores como Gael Garcia Bernal. “Era para ser uma piada, mas houve reação negativa demais”, disse a porta-voz da KLM Lisette Ebeling Koning.

Maio de 2011
Deputada cadeirante fica sem equipamento para desembarque
A então deputada federal Mara Gabrilli se recusou a desembarcar de um voo da Tam sem o equipamento necessário. Com a ausência do meio de locomoção, Mara teria que ser carregada pelos funcionários. Após o ocorrido, Paulo Castello Branco, vice-presidente comercial da Tam, fez um pedido de desculpas formal à deputada.

Maio de 2011
Passageiros ridicularizados
A mesma United foi processada em 2012 por um casal que se disse ridicularizado e exposto após vibradores que estavam em suas bagagens terem sido retirados da mala. Neste caso, a empresa respondeu ao caso somente em juízo.

mala

Mala aparece com dizeres “Eu sou gay” em voo da Jetstar Airways (Crédito: Reprodução)

Outubro de 2013
Falha no cartão de embarque
O cartão de embarque da Delta Airlines trazia o código era “H8GAYS” – em inglês: “hate gays” ou “odeio gays”. O fato fez com que a empresa pedisse desculpas após um passageiro se sentir desconfortável com o trocadilho.

Outubro de 2013
Mala aparece com mensagem “eu sou gay”
Um passageiro que voava pela Jetstar Airways, companhia australiana, recebeu sua bagagem com um adesivo da companhia escrito “eu sou gay”. A empresa pediu desculpas e disse que ia apurar o caso.

Junho de 2014
Desculpas por postar imagem pornográfica no Twitter
A American Airlines, que na época vivia um processo de fusão com a US Airways, pediu desculpas publicamente após o perfil da companhia tuitar uma imagem pornográfica. “Pedimos desculpas pela imagem “, disse Matt Miller , porta-voz da companhia aérea.

Vídeo da agressão ao passageiro da United:

https://www.youtube.com/watch?v=UaNost5U5BE

 

 

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