Consumo desacelera no País
Estimativa da Associação Comercial do Estado de São Paulo (ACSP) mostra queda no ritmo de expansão do consumo, que ficou em 8,4% em 2012
Estimativa da Associação Comercial do Estado de São Paulo (ACSP) mostra queda no ritmo de expansão do consumo, que ficou em 8,4% em 2012
Meio & Mensagem
16 de outubro de 2013 - 8h32
Em entrevista para o jornal Folha de S. Paulo, Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da Associação Comercial do Estado de São Paulo (ACSP) disse que “o desaquecimento do varejo está relacionado, entre outros aspectos, à queda da confiança do consumidor”.
A análise é fruto da projeção de crescimento das vendas do varejo nacional, para 4,3% em 2013. No ano passado, o índice ficou em 8,4%.
O levantamento é feito com base no Índice Nacional de Confiança medido pela entidade. O cenário mostra que o crédito, emprego e o salário do trabalhador brasileiro continuam avançando, só que em um ritmo mais contido. Segundo especialistas, o crescimento do País não deve mais se sustentar pelo vigoroso dinamismo de consumo observado nos últimos anos e sim pela retomada dos investimentos, capacitação da força de trabalho, aumento da produtividade e competitividade nacional.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros